top of page

Christopher Nolan revela que 'Oppenheimer' estava em seus planos há muito tempo

Em "Tenet" de 2020, o cineasta deixou algumas pistas sobre 'Oppenheimer'.

Imagem Reprodução


Christopher Nolan disse que teve a ideia de fazer um filme sobre J. Robert Oppenheimer quando era adolescente. A aguardada cinebiografia do diretor sobre o pai da bomba atômica chegou aos cinemas na quinta-feira, 20 de julho. Nolan afirmou que atingir a maioridade em uma época em que o medo da guerra nuclear era especialmente intenso fez parte de sua motivação para explorar a história de Oppenheimer.



“É algo que estava no meu radar e planos há vários anos. Eu era um adolescente nos anos 80, no início dos anos 80 na Inglaterra”, revelou ele ao Bulletin [via FilmNews]. Foi o auge da CND, Campanha pelo Desarmamento Nuclear, Greenham Common [protesto]; a ameaça de guerra nuclear foi quando eu tinha 12, 13, 14 anos - era o maior medo que todos tínhamos.



“Acho que encontrei Oppenheimer pela primeira vez nessa relação; Acho que ele foi mencionado na música de Sting sobre os russos que surgiram na época e fala sobre os “brinquedos mortais” de Oppenheimer. Ele fazia parte da cultura pop na época, sem que soubéssemos muito sobre ele.”



O diretor também revelou que colocou referências de Oppenheimer no seu filme "Tenet" de 2020, baseando-se em pesquisas que já havia realizado.


“Coloquei uma referência a isso no meu último filme, Tenet; há diálogo, uma referência a essa situação exata por Oppenheimer. Esse filme trata de uma extrapolação de ficção científica dessa noção: você pode colocar a pasta de dente de volta no tubo? O perigo do conhecimento, uma vez que o conhecimento é revelado – uma vez que é conhecido, uma vez que é fato – você não pode retroceder o relógio e deixar isso de lado.”


Oppenheimer está em exibições nos cinemas.




19 visualizações0 comentário
bottom of page