top of page
Foto do escritorEduardo Salvalaio

Cat Quest II entrega um RPG-Action curto e simples porém cativante, fácil de jogar e de dominar

Como todo sucesso, há uma continuação. Cat Quest II (2019) chega e permite novas aventuras em Felingard



Em 2017, o jogador entrava na pele de um gato valente e bom de briga. Munido de espadas e magias, a missão era explorar o reino 2D de Felingard enfrentando perigos ao redor. Tomando como base uma jogabilidade simples, porém viciante, esse RPG de ação foi capaz de cativar tanto jogadores experientes como novatos no gênero.

 

Desenvolvido pela empresa The Gentlebros, sediada em Singapura, Cat Quest teve boa recepção de público e crítica, inclusive ganhou algumas premiações dentro de diversas competições que acontecem na indústria dos videogames.  Pela Intel Level Up 2017, ganhou como Melhor Jogo de Aventura/RPG e Melhor Design de Arte.

 

Como todo jogo que se sai bem, existe uma continuação. Então, Cat Quest II (2019) chega dando a oportunidade de novamente se aventurar por Felingard. Entretanto, para uma sequência se sair bem, é preciso manter a essência do primeiro jogo, além de realizar melhorias, implementar novas mecânicas e garantir mais tempo de aventuras e desafios.



Dessa vez, existem dois personagens facilitando o jogo em cooperação local. Caso o jogador esteja sozinho, ele também pode alternar entre os personagens apertando apenas um único botão. Esse método ajuda bastante em combates contra chefes e inimigos mais poderosos.

 

O arsenal aumentou, inclusive com muitas opções de armas que englobam desde machados, cajados e clavas. Da mesma forma, muitas armaduras estão presentes, o que exigirá do jogador uma maior análise de quais equipamentos são mais apropriados e equilibrados para a jornada.

 

A presença de 12 magias distintas também favorece um combate mais estratégico e menos de apertar botões sem pensar. Muitas magias exploram as fraquezas dos inimigos e o jogo disponibiliza até quatro de uma vez, com um único apertar de botões. Mas, para enfatizar a exploração, claro que o jogador deverá obtê-las durante algumas partes do cenário.

 

Para o jogador que adora fazer tudo e explorar cada canto, as masmorras (dungeons) estão em grande número e oferecem ainda mais combate e exploração. Mesmo quando escondem labirintos e armadilhas, nada é complicado demais para o jogador de primeira viagem, mas é preciso estar atento, pois cada uma delas tem um nível específico (e muitas possuem caminhos secretos e escondem chaves para acessar outros lugares).

 

Junto com as missões principais e avançando na história, também abrimos as side-quests (missões secundárias) que possibilitam aumentar mais de nível, ganhar outros equipamentos valiosos e passar por masmorras. Algumas trazem um tom bem humorado dentro do jogo e os NPC’s, de uma forma geral, são muito carismáticos.

 

Os gráficos, embora simples, trazem um mundo aberto lembrando muito de algo cartunesco. As batalhas acontecem em tempo real e os loadings são praticamente inexistentes, mesmo quando entramos em masmorras.



Apesar da falta de um log com as missões feitas ou daquelas que precisam ser executadas, o jogador não fica perdido pois a orientação das missões é indicada pelo mapa. Os equipamentos poderiam apresentar mais informações, muitas vezes o excesso de armaduras e armas faz com que a escolha de qual seja mais adequada torne-se um pouco confusa e nulificada (alguns equipamentos acabam sendo mais cosméticos do que úteis).



Muito do que vemos consegue casar o espírito retrô/old-school dos antigos RPG’s com a ambientação e fluidez dos jogos de RPG-Action da modernidade. O mapa não é complexo de visualizar, também não é tão extenso, mas é preciso prestar atenção em ilhas distantes pelo oceano que escondem itens preciosos.

 

Cat Quest II é curto, se pensarmos em outros jogos do gênero. Entre 8 a 12 horas dá para finalizar tudo, e olha que o jogo oferece 67 missões secundárias (side-quests), 73 masmorras (dungeons) e 101 peças de equipamentos para coletar.

 

Um bom jogo para desfrutar durante um final de semana. Fácil de entender nos primeiros combates, difícil não seguir adiante quando enfrentamos os primeiros inimigos. Um RPG que pode funcionar tanto para adultos como para crianças. O jogo está gratuito para assinantes da PS Plus Extra.

 

Cat Quest II 


Ano: 2019

Gênero: Jogo de Aventura, RPG

Desenvolvedores: The Gentlebros

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One

Série: Cat Quest

Modo: Multijogador


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,5

 

Trailer do jogo:


 


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page