'Capitães da Areia', um ótimo e atemporal romance de Jorge Amado que reflete sobre crianças nas ruas
top of page

'Capitães da Areia', um ótimo e atemporal romance de Jorge Amado que reflete sobre crianças nas ruas


"Quando outras crianças só se preocupavam com brincar, estudar livros para aprender a ler, eles se viam envolvidos em acontecimentos que só os homens sabiam resolver. Sempre tinham sido como homens, na sua vida de miséria e de aventura, nunca tinham sido perfeitamente crianças." (Trecho do livro)

Jorge Amado (1912-2001) - Divulgação / Todavia.


2022, um ano marcante para Jorge Amado e seu legado literário. Em 10 de agosto foi celebrado o seu 110º aniversário de nascimento, foi homenageado na edição desse ano da Flipelô (Feira Literária do Pelourinho) que aconteceu de 1º a 6 de novembro em Salvador e também a celebração dos 85 anos de lançamento de 'Capitães da Areia' um dos livros mais famosos e importantes da sua influente e ótima bibliografia ao lado de renomadas obras como 'Tieta do Agreste', 'Mar Morto', 'Dona Flor E Seus Dois Maridos' e 'Gabriela, Cravo e Canela'.


No livro 'Capitães da Areia', fala sobre o grupo de meninos de rua que moram em um trapiche e usam a marginalidade como sobrevivência, se utilizando de trambicagem e malandragem para sobreviverem na cidade de Salvador.

Cena do filme 'Capitães da Areia' de 2011, baseado em romance de mesmo nome de Jorge Amado. Divulgação/VEJA.


É preciso exaltar que ele apresenta sem pudor a verdadeira, árdua e complexa luta de classes, mostrando que ela é presente em qualquer lugar do mundo. Reflete o quanto é importante conhecermos e questionarmos o planeta que vivemos com suas acentuadas desigualdades; apresenta a excelência da importância da educação voltada para as crianças. Elenca também a necessidade de traçar um olhar com muito cuidado para a pobreza e a situação dos pequenos que vivem nas ruas, algo alarmante e triste. Muitas das vezes essas crianças são ignoradas por muitas pessoas. Uma reflexão que prioriza um olhar mais atento para a necessidade primária da empatia e a astúcia para compreender e lutar contra esses contrastes sociais.


Além disso, seus personagens são bem construídos e articulados e fazem o leitor querer se interessar por suas histórias, conflitos, pensamentos e sonhos.

'Capitães da Areia' é uma leitura primorosa que faz o leitor sair da zona de conforto com sua narrativa maravilhosa, cheia de lirismo e realismo, com ênfase nas questões sociais de forma bem impactante. Tanto que mostra uma amplitude crítica da realidade brasileira, isso fez com que Jorge Amado se utilizasse desse ponto para dar voz a mais categorias sociais que são deixadas de lado pela sociedade. Tudo isso com um contexto politico presente e uma linguagem simples, cativante, espetacular e provocativa.


Por ser um romance politizado, se tornou uma obra polêmica, tanto que no Estado Novo, governo recém instalado por Getúlio Vargas (que foi o presidente da república na época), foram aprendidos e queimados injustamente os exemplares da primeira edição da obra literária no seu ano de lançamento em 1937. Mas, felizmente, a obra apresentou uma nova edição em 1940, e isso foi fundamental para ela se tornar um dos maiores e melhores livros da literatura brasileira de todos os tempos, a ponto de ser reconhecido internacionalmente, ganhar edições em vários idiomas estrangeiros, conquistar leitores famosos e possuir uma narrativa e contexto atemporais que fazem com que esse folhoso nunca perca a relevância, a influência e a importância cristalizada em suas páginas.


'Capitães da Areia' é uma obra literária muito especial, serve como uma ótima porta de entrada para conhecer o grandioso e espetacular universo criativo de Jorge Amado, diz o porquê o autor brasileiro merece estar nas estantes do mundo afora com sua linguagem poética e profunda, com seus personagens extremamente caricatos... Jorge exalou em sua escrita o quanto é importante debater sobre lutas de classes e refletir sobre as inúmeras questões sociais que nos cercam diariamente. São detalhes pontuais e necessários para conhecer de maneira aprofundada as diferenças que cada canto do planeta possui.

 

Capitães da Areia



Autor: Jorge Amado

Ano de lançamento: 1937

Gênero literário: Romance, Ficção

Onde comprar: Amazon

Páginas: 280



 

NOTA DO LEITOR: 10

 

Descrição do autor:

Jorge Amado (1912-2001) foi um escritor brasileiro, um dos maiores representantes da ficção regionalista que marcou o Segundo Tempo Modernista. Sua obra é baseada na exposição e análise realista dos cenários rurais e urbanos da Bahia.

216 visualizações0 comentário
bottom of page