top of page

Brasileiro Adolpho Veloso é semifinalista do Oscar 2026 com Sonhos de Trem

Produção com participação brasileira aparece entre os destaques da pré-lista

Filme, Sonhos de Trem
Imagem: Reprodução

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista de semifinalistas pré-selecionados para 11 categorias do Oscar 2026. Entre os nomes anunciados está o diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso, com o filme Sonhos de Trem, produção internacional que concorre na categoria de Fotografia.



O longa aparece ao lado de títulos como Balada de um Jogador, Bugonia, Morra, Amor, F1, Frankenstein, Hamnet: A Vida depois de Hamlet, Marty Supreme, Nouvelle Vague, Uma Batalha Após a Outra, Valor Sentimental, Pecadores, Sirât, Song Sung Blue, O Som da Queda e Wicked: Parte 2.


Sonhos de Trem é uma adaptação do livro homônimo de Denis Johnson e acompanha a história de Robert Grainer, um homem comum que trabalha como diarista no oeste dos Estados Unidos no início do século XX. Após a morte de sua família, ele enfrenta dificuldades para se adaptar à nova realidade e ao ambiente em transformação ao seu redor.


O filme foi dirigido por Clint Bentley, que também assina o roteiro ao lado de Greg Kwedar. A dupla colaborou recentemente no roteiro de Sing Sing, indicado ao Oscar. O elenco conta com Kerry Condon, William H. Macy e Clifton Collins Jr.



Em janeiro deste ano, um serviço de streaming adquiriu os direitos de distribuição de Sonhos de Trem por US$ 16 milhões. O valor é o sexto mais alto já pago por um filme exibido no Festival de Sundance. Segundo a Variety, o interesse se deu pelo potencial do longa em premiações.


Atualmente, Sonhos de Trem já está disponível para streaming na Netflix.




bottom of page