top of page

Apesar do roteiro confuso, 'Adão Negro' é um filme que pode fazer a DC brigar com Marvel

"Adão Negro" estreou nos cinemas hoje (20 de outubro)

Imagem: Divulgação/Reprodução Warner Bros


'Adão Negro', é, ao lado de nomes como Mulher Gato, Arlequina, Capuz Vermelho e John Constantine, um dos maiores anti-heróis da DC Comics. Originalmente criado como vilão do super-herói Shazam (conhecido anteriormente como Capitão Marvel) possui uma ampla e complexa história, além de possuir um conceito próprio de justiça onde não se intimida em usar a violência para conquistar seus objetivos. O personagem sempre ganhou nos quadrinhos muito respeito dos fãs e do público da Dc. Portanto, agora em 2022 ganhou seu próprio filme, onde o admirável ator Dwayne Johnson interpreta o personagem.

 


 

Apesar de o filme ter estreado hoje (20 de outubro) nos cinemas, vale ressaltar, que em 2007, há 15 anos, Dwayne Johnson (conhecido na época pelo seu apelido de The Rock, pois além de atuar, ele lutava no WWE) foi anunciado para dar vida ao personagem, entretanto, somente agora em 2022 o filme foi lançado.


Outro detalhe a ser mencionado e observado, é que ele tem a presença da sigla JSA (Sociedade da Justiça da América) que tem como membros: o Gavião Negro, o Esmaga Átomo, a Cyclone e o Senhor Destino, que é interpretado por Pierce Brosnan, que já interpretou o personagem James Bond nos cinemas. Além disso, o vilão desse filme é o personagem Sabbac interpretado por Marwan Kenzari, um ator em Ascenção, e tem demonstrado ótimas atuações em filmes como 'The Old Guard' e 'Aladdin'.


 


 

Analisando apenas as atuações de Dwayne Johnson e Pierce Brosnan, juntamente com as cenas de ação e de efeitos especiais, o filme traz momentos de empolgação e só. Porque o seu roteiro é muito confuso do primeiro ato para frente, a presença de outros membros da JSA perante ao Senhor Destino se tornam infelizmente pequenas, a ponto de não conseguirem demonstrar de maneira impactante as suas presenças e seus poderes, com isso se tornam personagens limitados sem receber o respectivo reconhecimento e presença.


O filme também se centralizou em um certo personagem da trama e isso deixou ele em certos momentos bem irritante. Além disso, o filme do diretor Jaume Collet-Serra nos convida a entrar em um universo que merece ser bem analisado de forma bem analítica pelo seu conceito e a relevância que ele pode provocar.

A película tem um lado politico forte e impactante, e merece elogios. Porém, não é tão consistente e primoroso quanto o primeiro filme do personagem Pantera Negra da Marvel Studios, mas, merece uma observação positiva, onde ele pode revolucionar o chamado DCEU( Universo Cinematográfico de filmes da DC). Abrindo cada vez mais a porta para personagens da DC, e com isso, competir com os da Marvel, a ponto de a cena pós-crédito ser um verdadeiro deleite e criar expectativas para isso. Deixando a curiosidade para saber quais serão as próximas produções com estimativa que os personagens e as histórias fazem ótimas representações e até mesmo fieis para contrapor com os filmes da Marvel Studios, onde alguns possuem exageros na sua forma de personalizá-los.


 


 

'Adão Negro' não é o melhor filme de ação e de cultura nerd dos últimos anos, mas, é bom no nível mediano, e ele pode ser o símbolo de uma virada de chave para o DCEU mostrar ao público e para crítica que a jornada de fazer bons filmes como 'The Batman', 'Coringa' e 'Esquadrão Suicida 2' é apenas o começo para que a Warner possa desenvolver cada vez mais filmes incríveis com direito a grandes atuações, mas, para isso é preciso um olhar cuidadoso com a obra, um roteiro que seja bem consolidado, e esse infelizmente é o grande erro de 'Adão Negro' por ter um desequilíbrio entre um personagem empático e um roteiro morno.


Se a DC pretende contrapor a Marvel, trazendo um cinema com C maiúsculo, é o momento de mostrar a todos que o filme de herói, vilão ou anti-herói não é moda passageira e sim um gênero que merece ser amado e respeitado por seus personagens e suas histórias, a ponto de promover saudáveis disputas sobre quais franquias são as melhores e "Adão Negro" pode ser o inicio dessas emocionantes discussões e preferências.

 

Adão Negro

Black Adam


Lançamento: 20 de outubro de 2022

Gênero: Ação, Aventura, Fantasia

País: EUA

Elenco: Dwayne Johnson, Pierce Brosnan, Aldis Hodge, Marwan Kenzari.

Duração: 125 min

Direção: Jaume Collet-Serra.

Roteiro: Adam Sztykiel, Rory Haines.


 

NOTA DO CRÍTICO 7,0

 

Veja o trailer do filme "Adão Negro":


 

241 visualizações0 comentário

Comments