top of page

Alan Arkin, vencedor do Oscar de 'Pequena Miss Sunshine', morre aos 89 anos

Arkin foi lembrado pela família como "uma força da natureza excepcionalmente talentosa, tanto como artista quanto como homem"

Alan Arkin em 2020. Crédito: Getty Images


Alan Arkin, a estrela vencedora do Oscar por 'Pequena Miss Sunshine' e outros, morreu aos 89 anos.


A notícia foi confirmada ao portal People pelos filhos de Arkin, Adam, Matthew e Anthony.

A declaração da família dizia: “Nosso pai era uma força da natureza excepcionalmente talentosa, tanto como artista quanto como homem. Um marido amoroso, pai, avô e bisavô, ele era adorado e sua falta será profundamente sentida.”



O ator nasceu no Brooklyn, Nova York, em 1934, antes de se mudar para Los Angeles quando criança. Depois de uma carreira com a banda folk The Tarriers, ele partiu para Chicago para começar o grupo de comédia improvisada Second City, antes de fazer sua estreia na Broadway no início dos anos 1960.


Nas seis décadas seguintes, Arkin ganharia um Tony por Enter Laughing (1963) e um Oscar por sua interpretação do avô Edwin Hoover em Pequena Miss Sunshine em 2006.



Outros papéis vieram em Argo, de Ben Affleck, pelo qual também foi indicado ao Oscar, e mais recentemente em The Kominsky Method, da Netflix, pelo qual foi indicado ao Emmy em 2019 e 2020 e ao Globo de Ouro em 2021.




Ao receber seu Oscar por Pequena Miss Sunshine em 2007, Arkin disse: “Mais do que tudo, estou profundamente comovido com a apreciação de coração aberto que nosso pequeno filme recebeu, que nestes tempos fragmentados fala tão abertamente sobre a possibilidade de inocência, crescimento e conexão.”


Arkin deixa seus filhos Adam, Matthew e Anthony e sua esposa Suzanne Newlander.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page