Arkin foi lembrado pela família como "uma força da natureza excepcionalmente talentosa, tanto como artista quanto como homem"
Alan Arkin, a estrela vencedora do Oscar por 'Pequena Miss Sunshine' e outros, morreu aos 89 anos.
A notícia foi confirmada ao portal People pelos filhos de Arkin, Adam, Matthew e Anthony.
A declaração da família dizia: “Nosso pai era uma força da natureza excepcionalmente talentosa, tanto como artista quanto como homem. Um marido amoroso, pai, avô e bisavô, ele era adorado e sua falta será profundamente sentida.”
O ator nasceu no Brooklyn, Nova York, em 1934, antes de se mudar para Los Angeles quando criança. Depois de uma carreira com a banda folk The Tarriers, ele partiu para Chicago para começar o grupo de comédia improvisada Second City, antes de fazer sua estreia na Broadway no início dos anos 1960.
Nas seis décadas seguintes, Arkin ganharia um Tony por Enter Laughing (1963) e um Oscar por sua interpretação do avô Edwin Hoover em Pequena Miss Sunshine em 2006.
Outros papéis vieram em Argo, de Ben Affleck, pelo qual também foi indicado ao Oscar, e mais recentemente em The Kominsky Method, da Netflix, pelo qual foi indicado ao Emmy em 2019 e 2020 e ao Globo de Ouro em 2021.
Ao receber seu Oscar por Pequena Miss Sunshine em 2007, Arkin disse: “Mais do que tudo, estou profundamente comovido com a apreciação de coração aberto que nosso pequeno filme recebeu, que nestes tempos fragmentados fala tão abertamente sobre a possibilidade de inocência, crescimento e conexão.”
Arkin deixa seus filhos Adam, Matthew e Anthony e sua esposa Suzanne Newlander.
Comments