top of page

Abaixo a Realidade do grupo Equilibristas do Mundo Torto é um disco em sintonia com a atualidade

Ainda engatinhando, Equilibristas do Mundo Torto faz parte daqueles grupos que precisam ir muito além do Nordeste.

Foto: Divulgação


Equilibristas do Mundo Torto é um grupo formado no Rio Grande do Norte e que tomou forma depois de um evento no Estúdio Do Sol, em março de 2022. Seis integrantes com ideias semelhantes que sentiram a necessidade de criar um coletivo e pensarem além de seus trabalhos individuais. O début com 8 faixas chega agora em 2023 intitulado “Abaixo a Realidade”.


O nome da banda foi criado pensando nos conflitos e ideias que se contradizem na modernidade. Para os integrantes potiguares, vivemos em tempos onde tanto o conservadorismo como ideias progressistas convivem juntos. Logo, todos os membros pensaram que não haveria nome melhor, até porque esse adjetivo torto combina bem com esses dias. E para sobrevivermos a isso tudo, precisamos nos equilibrar constantemente.



Um disco com menos de 30 minutos, entretanto que não deixa de experimentar gêneros variados. O objetivo é realmente mostrar uma sonoridade despojada e eclética, um resultado que chega através de um grupo que mesmo novato mostra entrosamento, sem deixar de exercer o gosto individual de cada integrante.

‘Abaixo a Realidade’ é um Ska que se deixa levar por sopros e que traz uma letra filosofando sobre a melancolia e a dificuldade dos tempos modernos. ‘Fome’ é um Rock potente com guitarras em evidência, apresentando letra ácida e que lembra algo de Titãs. Pensando em influências, o Pop-Rock adocicado de ‘Moça Caranguejo’ traz semelhanças com Chico Science e Nação Zumbi (tanto em melodia como na letra).



Uma das características marcantes do grupo é a ênfase na bateria/percussão. Caso de ‘Dor de Dente’ e ‘Cor, Suor e Fé’ onde o ritmo percussivo confere suingue e latinidade a canções que unem MPB e Pop-Rock. ‘Cumbiana’ não perde a herança da música nordestina com um refrão que, apesar de simples, gruda na mente do ouvinte.

Ainda engatinhando, Equilibristas do Mundo Torto faz parte daqueles grupos que precisam ir muito além do Nordeste. Esse début é um bom teste e garante aval para mais trabalhos no futuro.

 

Abaixo a Realidade

Equilibristas do Mundo Torto


Lançamento: 3 de março de 2023

Gênero: Pop Rock, SKa, Samba Rock

Ouça: "Dor de Dente, "Cor, Suor e Fé", "Fome"

Humor: Regionalista, Intimista, filosófico


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,0

 

Ouça a faixa "Abaixo a Realidade":




Commenti


bottom of page