top of page

Yukihiro Takahashi, baterista do Yellow Magic Orchestra, morre aos 70 anos

O influente músico morreu supostamente após contrair uma pneumonia

CRÉDITO: Getty


Yukihiro Takahashi, baterista da Yellow Magic Orchestra, morreu aos 70 anos. A morte do influente músico foi anunciada pela primeira vez no The Japan Times após um comunicado divulgado na semana passada.


Ainda que a causa da morte não tenha sido revelada no comunicado, a mídia japonesa Sponichi sugeriu que ele contraiu pneumonia no início de janeiro, tendo o seu estado se agravado.



O músico passou por uma cirurgia para remover um tumor cerebral em 2020. Tempos depois, ele anunciou em seu Twitter que, após a cirurgia, seria submetido a mais tratamentos, devido a problemas de saúde adicionais.


Takahashi nasceu em 1952 e começou a tocar música ainda muito jovem, influenciado pelo irmão. Aprendeu bateria tocando com músicos da faculdade.


Aos 16 anos, Takahashi já era baterista de estúdio e começou a trabalhar como baterista em várias bandas e tocando bateria para comerciais de televisão. Seu trabalho primeiro ganhou reconhecimento no Japão quando tocava bateria na Sadistic Mika Band e depois através do lançamento de seu álbum de estreia em 1977, 'Saravah!'



Em 1978, Takahashi se tornou um dos fundadores da Yellow Magic Orchestra. Seu álbum de estreia autointitulado o consolidou como um dos melhores bateristas de sua época e um dos fundadores do synthpop.


Seu álbum de estreia vendeu mais de 250.000 cópias no Japão, alcançou as paradas Billboard 200 e Billboard R&B e o Top 20 no Reino Unido. A banda lançou sete álbuns no total e Takahashi, além disso, também divulgou uma grande quantidade de material solo, totalizando vinte álbuns.


O primeiro trabalho solo de Takahashi, 'Saravah!', foi relançado em vinil em 2019 pela We Want Sounds, e o segundo, 'Neuromantic', relançado pela primeira vez em mais de 40 anos, em 2021.


Além disso, integrou o grupo eletropop Metafive, um coletivo que formou junto a Keigo Oyamada, Yoshinori Sunahara, Towa Tei, Tomohiko Gondo e Leo Imai, depois de atuarem como banda de apoio de Takahashi em sua turnê de 2014.

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page