top of page

U2 interrompe show em Las Vegas para criticar Putin e homenagear Navalny em ato pela liberdade

Bono parou o show para abordar o conflito na Ucrânia, destacando a invasão russa ao país.

Bono vox e The Edge do U2
Imagem: Reprodução


Durante seu concerto no último sábado (17) na Grande Esfera de Las Vegas, o U2 fez uma pausa em sua apresentação para expressar críticas contundentes ao presidente russo Vladimir Putin e prestar homenagem ao líder da oposição russa, Alexei Navalny, que faleceu de maneira misteriosa em uma colônia penal russa na sexta-feira (16).


Bono interrompeu o show para abordar o conflito na Ucrânia, destacando a invasão russa ao país. "Na próxima semana, completam-se dois anos desde que Putin invadiu e tentou destruir as liberdades duramente conquistadas do povo ucraniano… Em seguida será a Polônia, depois será a Lituânia, a Alemanha Oriental. Quem sabe para onde esse homem irá?", declarou Bono, segundo vídeos que se espalharam pelas redes sociais.



Em sua fala, Bono ressaltou a importância da liberdade, mencionando o sacrifício dos ucranianos e a resistência de Navalny. "Para essas pessoas, liberdade não é apenas uma palavra em uma música. Para essas pessoas, liberdade é a palavra mais importante do mundo, tão importante que os ucranianos estão lutando e morrendo por ela. E é tão importante que Alexei Navalny tenha optado por resistir", afirmou o vocalista, referindo-se à decisão de Navalny de retornar à Rússia em 2021, onde foi detido e preso imediatamente.


Ao final de seu discurso, Bono convidou o público a gritar o nome de Alexei Navalny, enfatizando que "Aparentemente, Putin nunca, nunca diria seu nome. Então eu pensei que esta noite, as pessoas livres, daqui, pessoas que acreditam na liberdade, deveriam dizer o nome dele". A homenagem precedeu a execução da música "Don’t Dream It’s Over" do Crowded House, escolhida pela banda nas últimas apresentações por seu tema ligado à liberdade, um valor que Bono enfatizou ser de máxima importância atualmente.



Veja abaixo:



16 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page