top of page

Tony McPhee, vocalista do The Groundhogs, morre aos 79 anos

"Meu principal desejo é ser reconhecido por minhas contribuições ao blues, ao rock e à guitarra", disse McPhee em 2011.

The Groundhogs, Londres, 1974. Da esquerda para a direita: baixista Peter Cruickshank, baterista Clive Brooks e guitarrista Tony McPhee. Crédito: Michael Putland/Getty


Tony McPhee, vocalista e guitarrista da banda The Groundhogs, morreu aos 79 anos. A notícia foi confirmada pela banda em uma postagem no Facebook.


“Estamos profundamente tristes em anunciar que a lenda da guitarra e do blues Tony (TS) McPhee, de 79 anos, morreu pacificamente em casa hoje, 6 de junho, de complicações após uma queda no ano passado.



Nascido em 22 de março de 1944, em Humberston, Lincolnshire, McPhee começou a ouvir álbuns de blues importados que seu irmão trazia para casa. Ele disse ao Classic Rock em 2007 que “foi então que ouvi pela primeira vez esse material cru e meus ouvidos se aguçaram. Havia boa música pop na época, mas nada que realmente mexesse com você. Então fui ver Cyril Davies no Marquee em 1963, ouvi R&B de verdade e pensei: 'isso serve'”.



Em 1962, ele uniu-se a um coletivo musical do sul de Londres conhecido como Dollar Bills e, inspirado pela canção "Groundhog Blues" de John Lee Hooker, renomeou o grupo como Groundhogs. Enquanto seus colegas de banda se distanciavam, buscando o apelo do público mainstream através do pop, os Groundhogs permaneceram fiéis às suas raízes no blues.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page