top of page

Tom Leadon, co-fundador do Mudcrutch, morre aos 70 anos

Leadon, de 70, era mais conhecido pelo seu trabalho com Petty, ícone do rock

Tom Leadon. CRÉDITO: Daniel Knighton/Getty Images


Tom Leadon, co-fundador da primeira banda de Tom Petty, Mudcrutch, morreu. Num post na rede social, o irmão de Tom Leadon anunciou a sua morte em 22 de março de 2023. “Ele morreu de forma tranquila de causas naturais.”


Leadon, de 70, era mais conhecido pelo seu trabalho com Petty, ícone do rock, que conheceu em Gainsville, Flórida, quando ambos estavam no ensino médio. Foi por volta de 1970 que os dois formaram sua primeira banda, The Epics, com Leadon tocando guitarra solo e Petty no baixo.



A partir daí, a banda foi para o Mudcrutch. Randall Marsh foi nomeado como baterista e Mike Campbell também foi escalado como guitarrista principal. Este último se juntaria a Petty em seus projetos posteriores, como membro do The Heartbreakers.

Em uma postagem de homenagem a Leadon, Campbell descreveu a “generosidade” de seu ex-colega de banda. “Tom Leadon era meu irmão de soul mais profundo na guitarra, passamos inúmeras horas tocando violões e ensinando coisas um ao outro”, disse ele.

“Uma alma mais gentil nunca andou na terra. Sempre sentirei falta de seu espírito e generosidade. Durma em paz, meu velho amigo.



Leadon também fez parte da banda de Linda Ronstadt como baixista em alguns anos nos anos 70. Além disso, em 1976 uniu-se à banda Silver e fazia parte da formação quando o grupo lançou sua canção mais conhecida, 'Wham Bam Shang-A-Lang'.


Em 2007, Leadon reuniu seus ex-companheiros de banda para uma reunião do Mudcrutch. A formação reformada embarcou em novos projetos por uma década, fazendo diversas apresentações ao vivo até a morte de Petty.

CRÉDITO: Scott Dudelson/Getty Images

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page