TikTok lança SoundOn, plataforma que permite artistas monetizarem diretamente suas músicas
top of page

TikTok lança SoundOn, plataforma que permite artistas monetizarem diretamente suas músicas

Atualizado: 9 de mar. de 2022


O tikTok, plataforma que possui um efeito mensurável na descoberta de novas músicas, agora vai permitir que artistas individuais enviem – e ganhem dinheiro – com suas músicas diretamente no aplicativo.


O TikTok divulgou o SoundOn como uma “plataforma tudo-em-um” para marketing e distribuição de música. A plataforma permite que os artistas enviem suas músicas diretamente para o TikTok e ganhem royalties quando os criadores de conteúdos do TikTok utilizarem a música em seus próprios vídeos.


A empresa, de propriedade da gigante chinesa da internet ByteDance, disse que está pagando aos criadores do SoundOn 100% dos royalties pela música no primeiro ano e 90% depois disso, sem taxas administrativas. O TikTok disse que os artistas serão compensados ​​“com base na frequência com que sua música é usada nos vídeos do TikTok”, mas não disse especificamente quanto pagará por audição.

 
 

Os artistas que participarem do SoundOn irão poder acessar a guia de música no TikTok para mostrar suas canções em seu perfil, e outros usuários poderão ver seu perfil na página de música de cada faixa.


Além disso, o SoundOn permite que os artistas distribuam suas músicas para Resso (aplicativo de streaming de música da ByteDance) e plataformas de streaming de terceiros, incluindo Spotify, Apple Music, Deezer, Joox e Pandora. Os participantes podem visualizar a lista de plataformas disponíveis e escolher para quais serviços desejam distribuir suas músicas. A SoundOn também fornece informações sobre o público, suporte e assistência ao desenvolvimento de uma equipe interna do TikTok, bem como suporte promocional por marketing de criadores na plataforma TikTok.


“Novos artistas e criadores musicais são uma comunidade vibrante dentro do TikTok e o SoundOn foi projetado para apoiá-los enquanto eles dão os primeiros passos em suas carreiras”, disse Ole Obermann, chefe global de música do TikTok, em comunicado.


“Estamos incrivelmente empolgados sobre como isso irá surgir e impulsionar novos talentos e como o SoundOn contribuirá para uma indústria musical global cada vez mais diversificada e crescente".


O TikTok disse que, após um período de testes beta, o SoundOn agora está totalmente lançado nos EUA, Reino Unido, Brasil e Indonésia. Ele citou criadores como Muni Long, Games We Play (GWP), Abby Roberts e Chloe Adams como os primeiros a se inscrever no SoundOn.


Os artistas podem se inscrever no SoundOn através deste link.


Acompanhe a gente também nas redes sociais, Teoria Cultural para mais informações sobre o mundo da cultura pop.

 




126 visualizações0 comentário
bottom of page