'Tico e Teco: Defensores da Lei' um filme sarcástico, cheio de referências interessantes da Disney
top of page

'Tico e Teco: Defensores da Lei' um filme sarcástico, cheio de referências interessantes da Disney



Nos anos 1990 e 2000 conhecemos muitos desenhos animados marcantes como, por exemplo, "Du, Dudu e Edu", "O Laboratório de Dexter", "Coragem o Cão Covarde", "Animaniacs", "X-Men: The Animated Series", "Os Cavaleiros do Zodíaco", "Doug" e muitos outros. Entre essas fabulosas e inesquecíveis animações está "Tico e Teco e Os Defensores da Lei". Um desenho animado que apesar de ser da Disney não teve uma grande carga nostálgica pelo menos para quem escreve essa resenha.


No entanto, o Disney+ lançou no dia 20 de maio de 2022 "Tico e Teco: Defensores da Lei" um filme que mistura muito bem animação com live action com muitos cameos (participações especiais) numa pegada que lembra o inesquecível filme "Uma Cilada Para Roger Rabbit" pela sua incrível história que se passa nos tempos atuais onde os detetives esquilos Tico e Teco precisam resgatar o Monterey Jack que foi sequestrado por uma organização criminosa que captura personagens para fazerem filmes piratas por não pagarem suas dívidas, enquanto isso, eles precisam resolver dilemas pessoais que ficaram guardados desde o cancelamento do desenho animado "Tico e Teco e Os Defensores da Lei".


Como falado anteriormente, essa produção envolve um mundo (que seria o mundo que vivemos) onde humanos e animações vivem juntos. As formas apresentadas, são cheias de análises, onde vemos Teco feito em 3D e Tico em 2D, críticas à (Hollywood) pelo excesso de remakes e reboots, temos observações sobre o poder da fama, reflexão sobre tecnologia, uma apresentação bem pesada e polêmica do vilão do filme. Além disso, mostra diversos tipos de animações em Stop Motion.



Apresenta cameos lembrados e esquecidos por parte do grande público como a Tigresa do desenho "The Avengers: United They Stand". O filme pode muito bem funcionar como uma redenção para um personagem que foi descartado de um filme por sua aparência feia. Não faltam as críticas a pirataria de produções cinematográficas que fazem versões esquisitas de produções originais, e por cima, ainda escancara uma série de piadas sobre as relações sociais e o cinema como um todo.

Apesar de tudo, o filme peca um pouco nas relações humanas e animações que poderiam ser um pouco mais exploradas, mostrar uma dinâmica que desse um pouco mais de espaço para compreender melhor motivações ou histórias de alguns personagens.

O filme tem alguns elementos que poderiam ter sido desenhados em 2D e de uma forma mais natural como o Tico, por exemplo. Fora esses detalhes, a animação consegue ser muito boa, bem extrovertida e garante muita diversão.


As dublagens estão muito boas, principalmente de John Mulaney e Andy Samberg, que apesar de não modularem suas vozes, deixou o filme mais caricato e menos cômico pastelão em certos momentos, mostrando tons bem realísticos e interessantes. A dinâmica da trama é envolvente e isso reflete nas atuações dos personagens.


"Tico e Teco: Defensores da Lei" não chega ao nível do maravilhoso "Uma Cilada de Roger Rabbit" (apesar de o personagem Roger Rabbit fazer uma participação especial bem rápida), mas chega perto, por misturar bem elementos de filme policial com uma pegada na comédia; através de muita acidez nas suas críticas que são bem presentes a vários temas como a própria Hollywood.


O longa destaca empatia pelos personagens Tico e Teco, os tornando ainda mais carismáticos. Além disso, a apresentação envolvente de seus cameos destaca muito bem o multiverso das animações. 'Tico e Teco: Defensores da Lei' se torna um dos filmes mais legais do ano até agora, transporta o telespectador por uma viagem descontraída, com muitos exageros, mas, ao mesmo tempo, te faz refletir nos momentos necessários.

 

"Tico e Teco: Defensores da Lei"


Lançamento: 20 de maio de 2022

Gêneros: Comédia, Policial, Fantasia

Elenco: Andy Samberg, John Mulaney, KiKi Layne

Título original: "Chip 'n Dale: Rescue Rangers

Direção: Akiva Schaffer

Onde assistir: Disney+


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Assista ao trailer de "Tico e Teco: Defensores da Lei"


 

188 visualizações0 comentário
bottom of page