top of page

Thom Bell, criador de “Sound of Philadelphia”, morre aos 79 anos

Atualizado: 22 de dez. de 2022

A informação foi confirmada pela estação de rádio WDAS da Filadélfia

GETTY IMAGES


O músico, compositor, arranjador e produtor Thom Bell, considerado um dos idealizadores do Sound of Philadelphia, morreu hoje aos 79 anos. A informação foi confirmada pela estação de rádio WDAS da Filadélfia.


O advogado dele, Michael Silver, deu um comunicado dizendo que Bell morreu em sua casa em Bellingham, Washington. A causa da morte não foi informada até o momento.


Bell nasceu em 1943, em Kingston, na Jamaica. Mudou-se para Filadélfia quando criança, estudou música clássica e queria ser maestro, mas, aos 22 anos, arranjou um emprego como redator e maestro de Chubby Checker. Isso o fez trabalhar com um grupo de soul da Filadélfia, The Delfonics, produzindo e arranjando músicas como "La-La (Means I Love You)" e "Didn't I (Blow Your Mind This Time)".



Bell trabalhou com Gamble e Huff da Philadelphia International Records e, junto com sua editora "Mighty Three", criou o Sound of Philadelphia, que se tornou mundialmente famoso no final dos anos 1960 e início dos anos 1970.


"Tommy e eu somos amigos íntimos há mais de 60 anos", disse Gamble em um comunicado. “Quando nos conhecemos, resolvemos criar canções juntos e formar uma dupla de artistas 'Kenny and Tommy'. Depois, nossa banda 'The Romeos'. Leon Huff e eu estávamos orgulhosos de tê-lo como parte da nossa equipe Mighty Three, que ajudou a criar a marca registrada TSOP. Ele era um grande talento e meu querido amigo. O nome de Gamble Huff and Bell durará para sempre. Descanse em paz amigo!"


Bell também trabalhou com The Stylistics, The Spinners, Daryl Hall, Archie Bell & The Drells, Dionne Warwick, Elton John, The O'Jays, Deniece Williams, Dusty Springfield, etc.


Um documentário sobre os Três Poderosos, com o título The Sound of Philadelphia, está sendo produzido atualmente.




27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page