top of page

'Super Mario Bros. O Filme', uma ótima adaptação que traz gamers e não gamers para a tela do cinema

A produção é fenomenal em vários sentidos. Ela faz uma verdadeira homenagem à franquia de games do Mario Bros, passando por Super Mario Bros, Mario Kart, Yoshi’s Island e muitos outros.

Cena de "Super Mario Bros. O Filme" - Foto: Divulgação


O que vem à sua mente quando se ouve o nome da Nintendo? Algum jogo marcante ou um videogame inesquecível? Para quem não está familiarizado, a Nintendo é uma marca de games e consoles eletrônicos japonesa que é uma das maiores do mundo. Apesar de ter sido fundada em 1889, sua chegada ao mundo da tecnologia ocorreu em 1977 com o console Color TV-Game.


Porém, seus primeiros games, aconteceram pouco tempo depois. Entre eles podemos destacar o incrível Donkey Kong, cuja jogabilidade é de plataforma onde controlamos Jumpman, um encanador que precisa correr contra o tempo para salvar a sua namorada, Pauline, de um macaco enlouquecido chamado Donkey Kong.



O jogo, juntamente com o personagem Jumpman, se tornou bastante popular a ponto de se tornar o mascote da presente, ser rebatizado como Mario Bros e ganhar seu primeiro game em 1984, intitulado de 'Super Mario Bros.' e esse triunfo fez a Nintendo se tornar popular e amada pelo mundo todo com seus vários games e também por produzir vários jogos com seu talismã. Toda essa introdução até aqui, é simplesmente para chegarmos até o nosso presente ano, para falar da tão aguardada adaptação 'Super Mario Bros. O Filme' uma produção que confirma a popularidade da Nintendo e de Mario Bros ao esbanjar qualidade através de uma história divertida, leve, contagiante e bem-humorada. O longa consegue jogar luz nesse universo mágico cinematográfico mesclado com a cultura geek. Com certeza é uma aventura que ira agradar aficionados pelo nostálgico jogo e o público mais jovem que não vivenciou a febre nos anos 90.


'Super Mario Bros. O Filme'. nos apresenta a história do encanador Mario que mora no Brooklyn, uma região da cidade de Nova York, com seu irmão Luigi. Eles estão vivendo tranquilamente até que um dia vão parar no reino dos cogumelos governado pela Princesa Peach e Luigi é sequestrado por Bowser, o rei dos Koopas. Com o reino ameaçado e seu irmão sequestrado, Mario, juntamente com Princesa Peach, Toad e Donkey Kong, aprenderá a viver nesse lugar para que o reino de cogumelos restabeleça a paz, se vingar de Bowser e buscar seu irmão Luigi.




A produção é fenomenal em vários sentidos. Ela faz uma verdadeira homenagem à franquia Mario Bros, passando por Super Mario Bros, Mario Kart, Yoshi’s Island e muitos outros de uma forma acolhedora e cativante. A produção sabe conduzir sua narrativa em uma atmosfera nostálgica que emula sua formidável jogabilidade e a sonoridade que marcou toda uma geração, e assim, colocando no limbo do esquecimento o Live Action de 1993.

O capricho com o design dos personagens, o cuidado com a narrativa e ambientação são detalhes que conseguem conduzir o telespectador divertidamente para alguma aventura dos games de Super Mario, o tempo voa, passar tão rápido, está ótimo, a ponto de fazer o telespectador se sentir em algum game do Mario Bros, e esse momento de fã e obra cristaliza toda uma época que não volta mais. Os desenhos muito bem elaborados, apresentando traços elegantes e primorosos, ressoa o uso bem-feito dos efeitos visuais, mostrando ser uma ótima colaboração da Nintendo com a Illumination.


A história teve uma narrativa bem fluida e isso permitiu que os personagens fossem carismáticos e ousados. Se nos games os irmãos Mario e Luigi enfrentam o Bowser e seus Koopas para encontrar a Princesa Peach, aqui os heróis Mario, Toad, Donkey Kong e a Princesa Peach lutam diretamente contra o vilão e seu exército. Eles mostraram uma união posta à prova em vários momentos, promovendo emoções, admirações e até risadas, seja por um diálogo ou pelo contexto de uma cena.


A escolha dos dubladores tanto no idioma original em inglês e na sua dublagem em português foram assertivas, bem reproduzidas e trouxeram momentos bem marcantes que exaltam a maravilhosa qualidade da película.



O único defeito é o uso exagerado de clichês, mas, logo depois, isso é deixado de lado, analisando o conjunto do filme, que traz uma das melhores adaptações de um game para o cinema por ser divertido e recomendável para quem gosta dos games, mas também para quem não conhece, trazendo uma animação leve e altas expectativas para saber se será explorado ou não. Independentemente de ser ou não continuado, é importante frisar que é um filme maravilhoso e inesquecível do início ao fim. 'Super Mario Bros. O Filme' conseguiu trazer gamers e não gamers para a tela do cinema.

 

Super Mario Bros. O Filme

Super Mario Bros


Lançamento: 5 de abril de 2023

Gênero: Animação, Aventura, Comédia

Elenco: Chris Pratt, Anya Taylor-Joy, Charlie Day, Jack Black, Seth Rogen, Keegan-Michael Key.

País: EUA/Japão

Duração: 1h.32 min

Classificação: livre


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,5

 

Trailer do filme:




86 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page