Super Furry Animals faz denúncia sobre suposto despejo de lama nuclear na usina de Hinckley
top of page

Super Furry Animals faz denúncia sobre suposto despejo de lama nuclear na usina de Hinckley


Os galeses do Super Furry Animals entraram com um pedido na Marine Management Organization (MMO) para que revogue a licença concedida à EDF – a banda alega que eles são os responsáveis pelo despejo de lama nuclear no estuário de Severn.


Em 2018, o grupo ativista levou a EDF ao tribunal para impedir que mais de 300.000 toneladas de lama nuclear da usina de Somerset fossem descartadas nos arredores de Cardiff. Agora, os veteranos do Indie Rock estão de volta a causa.

“Pedimos ao @The_MMO que pare o despejo de lama nuclear da EDF”, twittou a banda em 12 de fevereiro. Cardiff, #Barry os danos disso é incalculável. Sedimento dragado do local entre marés de @hinkleypointc – uma área significativa de leito marinho está sendo contaminada por lixo radioativo e contaminado – isso está sendo despejado nas águas de #Portishead. E as fortes correntes da maré agitam a lama tóxica, depositando-a através do Severn. Ajude a parar o lixão!”

A ação legal de 2018 foi liderada pelo tecladista da banda, Cian Ciarán, que na época disse ao Guardian:“Estou envolvido como galês e terráqueo preocupado. Senti-me compelido a desempenhar meu papel. Eu me senti perdido com a falta de ação do governo trabalhista galês e a apatia do NRW. Trata-se de pessoas razoáveis ​​fazendo perguntas razoáveis.”

Ciarán iniciou uma nova campanha online para 'Save The Severn Estuary', que até agora resultou em mais de £25.000 arrecadados. A página CrowdJustice afirma: “Já foram despejadas muitas 100.000 toneladas – com muito mais ainda a ser dragado e despejado. Dada a ausência de provas, um flagrante uso indevido de regulamentos e falta de qualquer consulta pública significativa, o MMO se comportou de forma imprudente, tratando a pesca e os interesses ecológicos com total desprezo.”


O objetivo é arrecadar £ 60.000 para cobrir todos os custos associados à ação legal, com o grupo Save The Severn programado para participar de uma audiência de Revisão Judicial em 8 de março.

Ciarán disse:

“Um gigante da energia está levando a saúde, o bem-estar e a boa natureza do povo de Bristol e outras comunidades de Severn como garantidos ao proceder com o despejo de materiais residuais à vista de Portishead. A EDF está buscando isso sabendo que o lixão de 2018 perto de Cardiff era ilegal, então evite mais escrutínio correndo para o lado inglês do estuário para tentar se safar novamente. Temos que nos unir como uma comunidade como pessoas para proteger nosso valioso Severn e sua ecologia.”

Chris Fayers, chefe de meio ambiente da EDF para o projeto, disse em um comunicado à NME : “Hinkley Point C é um dos maiores projetos da Grã-Bretanha na luta para proteger o meio ambiente das mudanças climáticas. A dragagem de lama no Severn é uma prática normal e testes extensivos pela agência de ciências marinhas do governo, o Centro para o Meio Ambiente, Pesca e Ciências da Aquicultura, mostraram que a lama é segura e não representa risco para o público ou o meio ambiente. Um relatório independente encomendado pelo governo galês descobriu que a lama é adequada para descarte no mar. Envolvemo-nos positivamente com as partes interessadas e também foi realizada uma consulta pública.”


No ano passado, o Super Furry Animals divulgou o lançamento de seu primeiro NFT para comemorar a reedição do seu disco 'Rings Around The World'. O lançamento fez parte das comemorações do 20º aniversário do álbum e foi uma colaboração entre a banda, Hipgnosis Songs e a plataforma ecológica Serenade.

O 'Rings Around The World' indicado ao Mercury Prize foi relançado em duas datas em setembro de 2021. As versões físicas, que incluíam opções de vinil duplo de 180g e CD triplo, chegaram ao lado da primeira parte do lançamento digital em 3 de setembro, com o lançamento digital em 24 de setembro.

 

Ouça Rings Around The World no Spotify




















 

Sobre Marcello Almeida

É editor e criador do Teoria Cultural.

Pai da Gabriela, Técnico em Radiologia, flamenguista, amante de filmes de terror. Adora bandas como: Radiohead, Teenage Fanclub e Jesus And Mary Chain. Nas horas vagas, gosta de divagar histórias sobre: música, cinema e literatura, e curtir as aventuras do cão Dylan. marce.almeidasilvaa@gmail.com




 




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page