Sleaford Mods lança “Megaton” com mensagem ácida contra alienação digital e apoio à War Child
- Marcello Almeida

- 16 de set.
- 2 min de leitura
Jason Williamson dispara versos contra genocídio, redes sociais e indiferença cultural no novo single

Sobre uma base de batidas envolventes e eletrônicos atmosféricos, a faixa é salpicada de versos cáusticos que cutucam a mediocridade cultural. Uma união de groove e astúcia, Jason Williamson e Andrew Fearn voltam a incomodar e fazer dançar com seu primeiro lançamento desde o álbum UK GRIM de 2023.
Dando continuidade à parceria da dupla com a instituição de caridade War Child, todos os lucros de “Megaton” serão doados para apoiar o trabalho transformador da organização com crianças afetadas por conflitos. Além do lançamento digital, um single em vinil de 7” com a faixa “Give ‘Em What They Want” no lado B já está disponível para pré-venda.
“Megaton, No War No Death!” declara o vocalista Jason Williamson, ecoando o grito central da canção.
“Deveríamos estar alinhados uns com os outros, mas em vez disso estamos paralisados pelas redes sociais e pelo separatismo resultante: Genocídio… swipe… corpos de academia… swipe… fotos de comida… swipe… fome. Assassinato após assassinato, tanta informação terrível e horrível seguida de um meme de gato, seguida de rostos filtrados até ficarem irreconhecíveis.”
Ele acrescenta:
“Tamanho é o peso do trauma, da culpa e da impotência em sociedades privilegiadas que nos contorcemos como uma placa de Petri sobrecarregada de algas alimentadas pelo algoritmo. Tudo está errado e toda reação é argumentada como certa, e nisso damos à luz comportamentos que sufocam a solidariedade e causam ondas massivas de alienação hemorrágica enquanto o mundo silenciosamente desmorona fora de cena.”
Inspirado pela representação do barulho e da confusão que envolvem a sociedade, o artista e fotógrafo Nick Waplington dirigiu o videoclipe da faixa, filmado no Speaker’s Corner, no Hyde Park em Londres — local tradicional para discursos, debates e discussões desde o século XIX. Williamson e Fearn apresentaram Megaton em meio aos oradores habituais que lotam o parque todo domingo de manhã.















Comentários