top of page

Shirley Manson anuncia que o Garbage não fará mais turnês pela América do Norte

Vocalista critica a indústria da música e diz que a economia das turnês se tornou insustentável

Shirley Manson
Foto: Jeff J Mitchell, Getty Images

Em um show no The Anthem, em Washington (EUA), na última quarta-feira (17), Shirley Manson, vocalista do Garbage, surpreendeu os fãs ao anunciar que a banda não fará mais turnês pela América do Norte. A revelação veio durante um discurso inflamado no palco, no qual Manson acusou partes da indústria musical de “roubo” e explicou a decisão:



“Como banda, decidimos que, basicamente devido à economia da indústria musical, precisamos reduzir nosso negócio de turnês como atração principal. Graças ao roubo da indústria fonográfica, isso tornou as turnês muito, muito difíceis. (…) Então, decidimos que a situação econômica se tornou insustentável, e esta é a última vez que decidimos pegar um ônibus e fazer uma turnê pela América do Norte.”

A vocalista também expressou preocupação com jovens músicos que enfrentam condições precárias nas estradas:


“Às vezes, dormem em suas vans, às vezes se hospedam em motéis realmente suspeitos, e isso é perigoso, inaceitável e realmente precisa parar. Seja lá o que estiver acontecendo, realmente precisa parar. É inseguro e inaceitável.”


Apesar do tom crítico, Manson fez questão de agradecer ao público pelo apoio incondicional ao longo da carreira:


“Às vezes, na indústria da música, nos dizem que somos velhos, que estamos acabados, que ninguém está interessado, que ninguém se importa, que ninguém quer nos tocar na rádio, que ninguém quer nos entrevistar. E aí vocês apareceram. Vocês disseram: ‘Vade retro, Satanás’. E não vamos esquecer isso.”


Ainda não há informações se a decisão se estenderá também à América Latina. Em março deste ano, o Garbage esteve no Brasil com shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, que contaram com a participação especial da banda L7, ícone do movimento Riot Grrrl dos anos 1990.

bottom of page