top of page

Richard Colburn, do Belle & Sebastian, relembra como foi ter Alan Rankine como professor

"Se não fosse Alan, nossa trajetória seria bem distinta."

CRÉDITO: Wolstenholme/Redferns; David Corio/Redferns


Richard Colburn, do Belle & Sebastian, falou sobre o músico e professor universitário Alan Rankine, que foi crucial para os primeiros passos da banda.


O baterista anunciou através de uma postagem no Facebook ontem (4 de janeiro) que o ex-guitarrista da banda escocesa pós-punk e pop The Associates, que morreu após passar o Natal de 2022 com a família , foi um importante mentor e defensor de sua música nos anos 1990.



O baterista do Belle & Sebastian disse em um post: “Primeiro encontrei o Alan em 1995, quando estava cursando o ensino médio no Stow College. Ele foi o meu professor em um curso de negócios da música. A escola tinha uma gravadora bem pequena chamada Electric Honey Records e, por conta da minha ligação com a banda, pude entregar uma demo inicial de 'Dog On Wheels'. Alan ouviu a demo e, imediatamente, decidiu que essa seria a música e o grupo que a gravadora Electric Honey Records lançaria aquele ano.


“A gravadora costumava disponibilizar um single com duas ou três canções, mas Alan teve a ideia (e um orçamento maior que o do ano anterior) de nos perguntar se poderíamos fazer um álbum completo. Fizemos, e o resultado foi Tigermilk, que foi gravado em cinco dias nos estúdios CaVa em Glasgow.



“Não consigo deixar de enfatizar a influência que ele teve no Belle & Sebastian no começo. Ele foi tão incentivador. Por causa de seu conhecimento e contatos, conseguiu divulgar o que tínhamos feito com a Electric Honey Records para toda a indústria da música e começar um verdadeiro alvoroço sobre a banda.


“Ele organizou os dois primeiros shows. O primeiro foi em Edimburgo e o segundo em Dunquerque. Ambos foram caóticos, porque a maioria da banda não tinha ideia do que estava fazendo, mas Alan permaneceu paciente e nos ajudou. Se não fosse por Alan, o caminho teria sido diferente. Devemos muito a ele.


“Alan era uma pessoa extraordinária, bondosa e capaz que será muito sentida por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Ele era um músico incrível e sua obra musical permanecerá para sempre.


“Pensamentos e condolências para sua família de todos nós da Belle and Sebastian.”

20 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page