top of page

Richard Ashcroft aquece os corações em Cardiff com clássicos do The Verve e homenagem ao Oasis

“Esta é pra Noel, Liam e pra toda a história do Oasis” — 40 minutos de alma, memória e britpop na veia

“Esta é pra Noel, Liam e pra toda a história do Oasis” — 40 minutos de alma, memória e britpop na veia
Richard Ashcroft no Kew The Music nos Jardins de Kew em 14 de julho de 2024 em Londres, Inglaterra. (Foto de C Brandon/Redferns)

Pouco mais de uma hora antes do tão aguardado reencontro dos irmãos Gallagher no palco, Richard Ashcroft fez o Principality Stadium, em Cardiff, entrar no clima certo para o pontapé inicial da turnê Oasis Live ‘25. O ex-vocalista do The Verve, figura histórica no universo Gallagher, foi recebido com entusiasmo às 19h desta sexta-feira (4), e não perdeu tempo.



“É uma honra estar aqui com a maior banda de rock ‘n’ roll. Eu amo o Oasis, e estou muito orgulhoso de fazer parte desta noite histórica.”


disse Ashcroft à multidão antes de atacar de cara com a belíssima “Sonnet”, faixa do eterno Urban Hymns (1997).


Entre clássicos e coros de arrepiar, o cantor mostrou por que é uma das vozes mais únicas do britpop. Em determinado momento, pediu licença e mandou direto:


“Vou começar a tocar primeiro…” — e puxou a multidão em um ensurdecedor grito de “Oa-sis! Oa-sis!”, seguido por uma catarse coletiva ao som de “The Drugs Don’t Work”, com milhares de vozes ecoando pelo estádio.


Ashcroft ainda entregou versões intensas de “Lucky Man” e encerrou seu set de 40 minutos com a inesquecível “Bitter Sweet Symphony” — dedicada aos irmãos que ele viu crescerem e se tornarem lenda.



“Ah, sim… que plateia maravilhosa essa noite. Não poderia ter começado em um lugar melhor. Vou deixar vocês com uma grande. Tenham uma noite fantástica. Esta é para Noel, para Liam, para todo o Oasis — do começo ao fim.”





O laço entre Ashcroft e os Gallagher vem de longe. O The Verve foi uma das primeiras bandas a levar o Oasis para a estrada, ainda em 1993, e serviu de inspiração direta para a faixa “Cast No Shadow”. Em 1997, Ashcroft devolveu o carinho com backing vocals em “All Around The World”, do álbum Be Here Now.


Mais que uma abertura, o show foi um reencontro emocional com uma era — e com sua trilha sonora. E ao final de tudo, ficou claro: Oasis e Richard Ashcroft continuam entrelaçados, ontem, hoje e nos mitos que ainda vamos contar.


Veja o setlist do show

‘Sonnet’

‘Space And Time’

‘A Song For The Lovers’

‘Break The Night With Colour’

‘The Drugs Don’t Work’

‘Lucky Man’

‘Bitter Sweet Symphony’

Comments


bottom of page