top of page

'Pra Gente Acordar' um amoroso e excelente disco de estreia do trio Gilsons

Atualizado: 16 de set. de 2022


'Pra Gente Acordar' apresenta uma sonoridade especial e ótima que aproxima o trio do legado de Gilberto Gil

Gilsons (Foto: Jessica Leal/Divulgação)


A MPB, ou simplesmente, Música Popular Brasileira, é um gênero musical fascinante e cativante, quanto mais o tempo e os anos passam o estilo vem se renovando, apresentando novos artistas trazem suas músicas e discos expressando seus sentimentos, reflexões e visões de mundo. Um dos que fazem isso, desde 2018, é a banda Gilsons formada por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos do mestre Gilberto Gil.




Após lançarem em 2019, o elogiado EP 'Várias Queixas', o trio carioca resolve lançar 'Pra Gente Acordar' o seu radiante álbum de estreia que registra bem a mistura de gêneros musicais e de referências artísticas na formação do seu som que é bem envolvente, onde não importa se vai ouvir em dias quentes ou em dias frios, ele sempre irá trazer um som especial.


O fato de seus integrantes terem parentesco com Gilberto Gil não se mostra como incomodo, mas sim, um detalhe a mais que mostra o quanto que eles têm um trabalho bem desenvolvido que atrai fãs e admiradores das diversas gerações da MPB, desde o nome do grupo que associa o sobrenome "Gil" com a palavra "Sons" até seu digno e excelente repertório autoral a possibilidade de se soltar diante do amor e das mais diversas coisas boas que a vida proporciona para as pessoas.


'Pra Gente Acordar' possui 9 músicas muito boas, um disco que dura menos de meia hora, mas com gosto de bis por sua sonoridade bem consolidada e solar.

A faixa título e “O Dia Nasceu” narram de forma bonita os encontros e desencontros que a vida proporciona sem nenhum sofrimento com um som eletrizante e envolvente cujas letras fazem lembrar da ótima “Tarde Livre” da banda cearense Selvagens à Procura de Lei e da espetacular “Céu Azul” da banda santista Charlie Brown Jr. onde ambas as quatro músicas são ideais e espetaculares para trazer leveza em forma de súplica nos dias pesados.




“Vem de Lá” mostra um som bem dançante e ideal para ouvir em uma festa ou mesmo em um carnaval que se permeia uma inocência cheia de juventude, paixão, bondade e naturalidade. “Proposta” apresenta uma celebração afetiva com a pessoa amada com uma letra bem romântica que dão carinho e acalanto para corações apaixonados e deixa para os solteiros um aquecimento cheio de esperança para encontrar o amor como se a música fosse uma caricia para a alma. “Voltar à Bahia” um som excelente e viajante que faz os ouvidos e a mente viajar para a Bahia com o intuito de desfrutar e conhecer as suas inúmeras belezas e de ressaltar a valorização das raízes onde os músicos tem esse lugar como seu ponto seguro.

“Duas Cidades” um som bem acústico que mostra uma canção cujo refrão lembra das sensacionais músicas Mimar Você” do grupo Timbalada, “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer” do cantor Caetano Veloso, “Giz” da banda Legião Urbana e “Metade” da cantora Adriana Calcanhotto como forma de querer rever a pessoa amada ou mesmo de querer reencontrar uma pessoa que gosta que está distante em volta de uma sonoridade bem impactante e cheia de violões.


"Bela" é uma linda homenagem de João Gil à Belina Aguiar, que foi a primeira esposa de Gilberto Gil, onde sua letra é relato carinhoso e respeitoso de um neto com sua avó.


'Pra Gente Acordar' é um registro musical muito bom que registra de forma positiva a sua estreia em disco ao mostrar que a MPB sempre está se inovando e renovando sem perder a poesia. O álbum apresenta letras legais e cativantes, uma sonoridade que apesar de ser simples, apresenta um conforto sonoro e mostra que o fato de serem parentes de Gilberto Gil destaca a grande responsabilidade por serem, até esse momento, sucessores bem sucedidos desse gigante da música brasileira.

 

Pra Gente Acordar

Gilsons


Gênero: MPB.

Lançamento: 2022

Ouça: Pra Gente Acordar, Duas Cidades, Voltar à Bahia

Humor: Alegre, poético, festivo


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

SPOTIFY:















 

Veja o videoclipe de "Pra Gente Acordar" abaixo:


 


295 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page