O encontro magistral de Ana Cañas com repertório de Belchior no bonito 'Ana Cañas Canta Belchior'.



Ana Cañas é uma cantora brasileira da cidade de São Paulo que desde 2007, com o coeso disco 'Amor e Caos' vem conquistando o público com suas músicas românticas e politizadas. Já o saudoso Belchior foi um cantor brasileiro da cidade de Sobral que fica no interior do estado do Ceará que possui desde seu álbum de estreia autointitulado de 1974 um repertório de músicas que flertam com a poesia, filosofia e o romantismo que expressa coisas da vida cotidiana e dos temas sociais.


Ambos os nomes são considerados grandes nomes da MPB(Música Popular Brasileira). Diante disso, a musicista trouxe um frescor novo ao seu repertório que lembra muito Gal Costa, Cassia Eller, Elis Regina e Rita Lee, por incorporar camadas do rock e pop, a sua sonoridade. Ela agregou novas atmosferas nas músicas do Belchior ao trazer o belo 'Ana Cañas Canta Belchior' que uniu os dois artistas em uma sonoridade única.


O trabalho marca a estreia da cantora e compositora paulista como intérprete. Ela demostrou maestria ao trazer uma forte e deslumbrante voz ao riquíssimo repertório musical do músico cearense que faleceu em 2017. No total são 12 músicas que foram bem escolhidas pela artista para apresentar o legado cultural do músico com um som emblemático e visceral, que atrai e cativa os ouvidos dos fãs dos dois e da música brasileira no seu âmbito poético.


É difícil escolher as músicas preferidas desse trabalho porque todas elas são ótimas. Mas, recomendo ouvir “Coração Selvagem” que parece ter saído da trilha sonora de um filme que tem como foco canções românticas intensas, “Alucinação” que traz uma melodia calma e acústica, “Como Nossos Pais” uma música melosa e jazzística à base de piano, “Medo de Avião” com seu som repleto de suingue, "Sujeito de Sorte" tem um ritmo contagiante e as músicas “Apenas Um Rapaz Latino Americano” e “Velha Roupa Colorida” que emanam um som que remete ao reggae, soul com camadas de Rock and Roll.


Acompanho a Ana Cañas desde que ela fez um ótimo dueto com Nando Reis na bela música “Pra Você Guardei o Amor” e quando ela foi elogiada musicalmente por Chico Buarque e aqui ela produziu um disco que se torna uma bela homenagem ao icônico Belchior, mas também inaugura sua nova fase musical. Um disco impactante que harmoniza sua voz arrebatadora em belas melodias.

 

Ficha Técnica: Ana Cañas Canta Belchior

Artista: Ana Cañas

Ano de lançamento: 2021

Gêneros Musicais: MPB, Rock, Pop.

Ouça: Coração Selvagem, Alucinação, Apenas Um Rapaz Latino Americano e Como Nossos Pais.

Para quem gosta de: Gal Costa, Elis Regina, Cassia Eller e Rita Lee.



 

Ouça o disco no Spotify:


 

Veja o clipe de "Coração Selvagem" abaixo:


 

Sobre Alexandre Tiago


"Um rapaz latino-americano que é um sonhador, que ama futebol, apaixonado pela arte, formado em Direito, é um defensor da democracia e coleciona desde CDs e livros, até as memórias que a vida oferece."

alexandrec_tiago@terra.com.br


 



33 visualizações0 comentário