top of page

O Agente Secreto vence prêmio de Melhor Filme Internacional em associação de críticos de Austin

Produção brasileira foi reconhecida por associação de críticos dos EUA

Agente Secreto 
Imagem: Reprodução

Foi revelado nesta quinta-feira (18) que O Agente Secreto venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional na Austin Film Critics Association, organização que reúne críticos de cinema da cidade de Austin, no Texas.



Além da vitória na categoria internacional, o longa também esteve entre os concorrentes ao prêmio de Melhor Filme. Wagner Moura, protagonista da produção, concorreu na categoria de Melhor Ator, que acabou sendo vencida por Timothée Chalamet.


Ambientado em Recife, em 1977, O Agente Secreto acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal após anos fora do país em busca de tranquilidade. Ao voltar, ele se depara com um cenário marcado por perigos, vigilância e segredos.



Dirigido e roteirizado por Kleber Mendonça Filho, o thriller político constrói um retrato da sociedade brasileira durante a década de 1970, abordando temas como repressão política, restrição de direitos civis e o uso da tecnologia como instrumento de controle estatal.

O elenco reúne nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes, além da participação do ator alemão Udo Kier, de Bacurau.



No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um desempenho expressivo, conquistando os prêmios de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura. O filme também recebeu a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.


Atualmente, O Agente Secreto está em cartaz nos cinemas brasileiros, com distribuição da Vitrine Filmes.



bottom of page