top of page

Nik Turner, multi-instrumentista pioneiro do rock espacial, morre aos 82 anos

Nik foi membro da lendária banda de rock espacial Hawkwind

Credito: Getty Images

 


 

Morreu aos 82 anos, o lendário multi-instrumentista Nik Turner, pioneiro do rock espacial, que ficou conhecido por ser membro da banda Hawkwind. O músico faleceu ontem (10), segundo um comunicado de imprensa postado em sua página oficial do Facebook.


“Estamos profundamente tristes em anunciar o falecimento de Nik Turner – The Might Thunder Rider, que faleceu pacificamente em casa na noite de quinta-feira. Ele passou para a próxima fase de sua Jornada Cósmica, guiado pelo amor de sua família, amigos e fãs. Observe este espaço para os arranjos dele.”

 


 

Nascido em Oxford em 1940, Turner se mudou para a cidade litorânea de Margate ainda adolescente. Após um breve período na Marinha Mercante, ele conseguiu empregos por toda a Europa, inclusive em um circo itinerante. Em Berlim, ele desenvolveu um interesse pelo free jazz, o que o inspirou a retomar o clarinete e o saxofone na esperança de aplicar o ethos do gênero ao rock 'n' roll.


Em 1969, ele inicialmente se ofereceu para ser roadie do recém-formado grupo Hawkwind, mas logo o convidaram para se juntar à banda. Ele se tornou parte integrante da formação, recrutando membros e co-escrevendo músicas como “Brainstorm” e “Master Of The Universe”, antes de ser expulso em 1976 por tocar rotineiramente sobre seus companheiros de banda. Ele voltou a Hawkwind brevemente entre 1982-1984.

 


 

Ao longo dos anos, Turner lançou novos projetos, incluindo Sphynx (ele costumava se vestir com trajes egípcios antigos no palco), Inner City Unit, Fantastic All Stars de Nik Turner e Space Ritual, a banda que continuou até sua morte. Ele também se juntou a Sting e outros no single “Nuclear Waste” e juntou-se a artistas como Stranglers, Psychic TV e Sham 69, entre muitos outros.



69 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page