top of page

New Order fala sobre a sua atual turnê: “É tipo uma festa e a droga é a música"

A banda "definitiva" de Manchester discutiu a relação entre música e saúde mental no festival Beyond The Music

CRÉDITO: Tim Mosenfelder


Bernard Sumner, Stephen Morris e Gillian Gilbert, do New Order, participaram hoje (15 de março) do SXSW deste ano e conversaram sobre como se tornaram músicos, a evolução da sua sonoridade e o crescimento em Manchester.


O trio foi o orador principal do festival anual de tecnologia e marketing, em conversa com Will Hodgkinson, crítico de rock e pop do The Times. Andy Burnham, prefeito de Manchester, apresentou a palestra, chamando o New Order de "uma das melhores bandas de Manchester" antes de acrescentar que era "uma grande declaração".



A banda começou conversando sobre como eles não eram "anti-músicos", mas "anti-sucesso". Sumner disse que, antes do punk, cresceu na classe trabalhadora sem a chance de se expressar, mas o punk deu a ele essa chance. “Eu não queria ser famoso, não me importava nem um pouco com isso. Mas o importante foi viajar pelo mundo se divertindo depois de ser reprimido e dito 'você não presta'. Obter reconhecimento público e ouvir que você [realmente] é bom, essas foram as razões.”


Morris também descreveu como chegou a se tornar um músico, brincando que não tinha jeito para tocar nenhum instrumento, mas que “havia um rumor no rock and roll de que o pior guitarrista se tornava o baterista”.


Eles também mencionaram a tragédia da morte de Ian Curtis, com Gilbert observando que alguns fãs ficaram decepcionados por trazerem uma “garota” para substituí-lo, enquanto também contavam a emoção da turnê durante aqueles dias. “Nós estávamos todos deprimidos e encontrando consolo nas drogas", acrescentou Sumner, observando que eles começaram a mergulhar em novas tecnologias. "Criei uma pequena sequência de sintetizador e os conectei. Esse foi o início de uma nova revolução na música, na verdade.”



A banda também comentou o fato do The Killers ter tirado o nome do videoclipe de "Crystal". Observaram que conheceram Brandon Flowers no NME Awards e os acharam "uma ótima banda".


Sumner também percebeu o quão difícil é para os músicos britânicos se manterem no topo agora, devido ao streaming e aos jovens artistas que enfrentam problemas para serem contratados para shows no exterior. A banda compartilhou planos para criar mais hipóteses para bandas menos conhecidas de Manchester, através de seu próprio festival. O seu novo festival, anunciado durante o SXSW, se chamará Beyond The Music e acontecerá em outubro.

47 visualizações0 comentário
bottom of page