top of page

Morre Richard Roundtree, astro de Shaft, aos 81 anos

O ator vinha enfrentando uma batalha contra o câncer de pâncreas.

Richard Roundtree
Imagem: reprodução


Richard Roundtree, o renomado ator que trouxe o icônico personagem John Shaft para as telonas, faleceu nesta tarde aos 81 anos, de acordo com informações do Deadline. O ator vinha enfrentando uma batalha contra o câncer de pâncreas.


Nascido em Nova York no ano de 1942, Roundtree ganhou fama notória ao protagonizar uma série de filmes do movimento blaxploitation no início dos anos 1970, com destaque para o icônico "Shaft" (1971). Ele posteriormente reprisou o papel em outras produções da franquia, como "O Grande Golpe de Shaft" (1972) e "Shaft na África" (1973), além de estrelar uma série de TV homônima em 1973, que teve uma temporada de duração.



Graças ao seu papel icônico, Roundtree conquistou uma indicação ao Globo de Ouro em 1972 na categoria de Melhor Revelação, marcando sua trajetória como o primeiro herói negro dos filmes de ação.


Anos mais tarde, ele ressurgiu como o detetive em um revival lançado em 2000, também chamado Shaft, dirigido por John Singleton e estrelado por Samuel L. Jackson. Roundtree ainda retornou ao papel na sequência de 2019 dirigida por Tim Story.


Além de sua notável atuação como ícone do cinema, Richard Roundtree acumulou participações em diversos filmes, incluindo "Ponto Fatal" (1984), "Seven: Os Sete Crimes Capitais" (1995), "George, o Rei da Floresta" (1997), "A Ponta de um Crime" (2005) e "Speed Racer" (2008).



Na televisão, sua carreira abrange uma variedade de papéis, desde a notável minissérie Raízes até participações em séries modernas como Um Maluco no Pedaço, Barrados no Baile, Heroes, Desperate Housewives e Grey's Anatomy.


Roundtree deixa cinco filhos.


30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page