top of page

Morre Gerald Potterton, o animador de ‘Yellow Submarine’, aos 91 anos

“Ele trouxe grande magia, sagacidade e criatividade para cada projeto”

Crédito: Getty

Morreu Gerald Potterton, um dos animadores por trás do clássico ‘Yellow Submarine’ dos Beatles e diretor de ‘Heavy Metal’. Ele tinha 91 anos.


A morte foi confirmada e anunciada pelo National Film Board Of Canada (NFB) em um comunicado à Pitchfork.


Claude Joli-Coeur, presidente da NFB e comissário de cinema do governo, disse em um comunicado: “Gerald veio ao Canadá e à NFB para fazer parte de uma nova onda de narrativa, que era fresca e irreverente, e trouxe grande inteligência e criatividade a cada projeto. Ele também foi um construtor, ajudando a estabelecer as bases para a indústria de animação canadense independente de hoje com a Potterton Productions.”


Potterton nasceu em Londres e logo se mudou para o Canadá na década de 1950 para trabalhar com animação NFB. Dirigiu dois curtas indicados ao Oscar, My Financial Career e Christmas Cracker, além de duas comédias live-action, The Ride e The Railrodder.


Ele também foi um dos responsáveis pelo filme de animação dos Beatles Yellow Submarine em Londres na década de 1960 antes de retornar ao Canadá para fundar a Potterton Productions.


Dirigiu também o cult Heavy Metal em 1981, que apresentava músicas de bandas como Black Sabbath, Devo e muito mais.


Prestando homenagens, The Beatles Story em Liverpool escreveu: “Estamos tristes ao saber da morte do animador, escritor, diretor e produtor Gerald Potterton.


“Ele trabalhou na animação dos Beatles ‘Yellow Submarine’ e é creditado com o layot da ‘sequência de Liverpool’ em ‘Eleanor Rigby’. Descanse em paz Gerald.”

 

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page