Morre Bill Pitman, guitarrista do Wrecking Crew, aos 102 anos
top of page

Morre Bill Pitman, guitarrista do Wrecking Crew, aos 102 anos

Ele trabalhou com The Beach Boys, Bob Dylan, Frank Sinatra, Elvis Presley e outros ao longo de sua carreira

CRÉDITO: Magnolia Pictures

Morreu Bill Pitman, o renomado guitarrista e membro do emblemático coletivo The Wreckin Crew. Conforme noticiado pelo The New York Times, Bill faleceu na quinta-feira, 11 de agosto, em sua casa em La Quinta, Califórnia. Ainda não foram divulgadas nenhuma causa da morte, portanto, o guitarrista e baixista teria passado o último mês de sua vida se recuperando de um acidente que o deixou com uma fratura na coluna.


Pitman nasceu em 12 de fevereiro de 1920, foi criado em uma família musical, pois seu pai trabalhava como baixista da equipe de programação da NBC. Sua jornada com a música deu início muito cedo, aos cinco anos e durante o ensino médio, fazendo caminhadas regulares de Nova Jersey a Manhattan como admirador da cena Jazz local. Logo mais adiante, ele começou a tocar em clubes de jazz em Los Angeles e sua carreira deslanchou depois de marcar um show regular na banda de apoio de Peggy Lee.


Com isso, ele passou a se apresentar constantemente para The Rusty Draper Show, um programa de rádio onde ele ficou por aproximadamente três anos antes de ser procurado para trabalhos de sessão de artistas como Al Hendrickson, Howard Roberts, Buddy Rich e Red Callender. Sua inicialização no rock and roll veio das mãos de Phil Spector, que, após um encontro casual com Pitman, o recrutou para seu grupo de grandes nomes da sessão.


Algumas de suas contribuições mais reverenciadas e marcantes incluem o trabalho em ‘Good Vibrations’ dos Beach Boys, ‘Mr. Tambourine Man’, The Ronettes, ‘Be My Baby’, 'Stranger In The Night’ de Frank Sinatra e ‘The Way We Were’ de Barbra Streisand.


O sucesso do Wrecking Crew foi comemorado no documentário de 2008 The Wrecking Crew!- este foi dirigido por Danny Tedesco, filho do colega guitarrista do Wrecking Crew, Tommy Tedesco.


Pitman deixa sua esposa Jan e seus filhos.

 


33 visualizações0 comentário
bottom of page