top of page

Morre aos 86 anos Duane Eddy, lendário guitarrista que moldou o rock and roll

Aos 86 anos, o músico faleceu em decorrência de um câncer.

Morre aos 86 anos Duane Eddy, lendário guitarrista que moldou o rock and rol
Duane Eddy. Crédito: Arquivos Michael Ochs/Getty Images


No último dia 30 de abril, o mundo da cultura pop perdeu uma de suas lendas, Duane Eddy, o guitarrista que contribuiu significativamente para a popularização do rock and roll a partir dos anos 1950. Aos 86 anos, o músico faleceu em decorrência de um câncer, enquanto estava internado em um hospital de Franklin, no Tennessee, conforme comunicado divulgado por sua família.


O texto divulgado pela família de Eddy descreveu o legado do músico de forma comovente: "Duane inspirou uma geração de guitarristas em todo o mundo com seu inconfundível som característico ‘Twang’. Ele foi o primeiro deus da guitarra rock and roll, um ser humano verdadeiramente humilde e incrível. Ele fará muita falta."



Duane Eddy conquistou destaque na indústria musical ao emplacar 16 singles no top 40 da parada americana entre 1958 e 1963, solidificando-se como a principal estrela da guitarra do rock. Seu estilo único de tocar e o som característico de sua guitarra influenciaram toda a cena do rock'n'roll que emergia no final dos anos 1950 e 60, colaborando para moldar a sonoridade da surf music que dominaria parte da década de 1960.


Ao longo de sua carreira brilhante, Duane Eddy vendeu mais de 100 milhões de discos, deixando uma marca indelével na história da música. Seu legado foi reconhecido com a introdução no Rock and Roll Hall of Fame em 1994, eternizando sua contribuição para o rock and roll e inspirando gerações de músicos ao redor do mundo.



Duane Eddy, embora não fosse um cantor, alcançou 16 sucessos no Top 40 desde o final dos anos 1950 até os anos 60, competindo com artistas como Elvis Presley. Sua influência também se estendeu a figuras proeminentes da música, como Paul McCartney e George Harrison dos Beatles, além de ser reverenciado por outros virtuosos da guitarra, incluindo Bruce Springsteen.


Eddy começou a aprender violão sozinho aos cinco anos de idade, depois de se mudar para Phoenix, Arizona. Quando adolescente, ele conheceu o produtor Lee Hazlewood, que co-escreveu e produziu alguns dos primeiros sucessos do guitarrista, como 'Moovin and Groovin' de 1957 e 'Rebel Rouser' de 1958.








18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page