top of page

Mark Hamill se despede de Luke Skywalker e se aposenta de Star Wars: “Tive meu tempo”

Ator encerra seu ciclo na saga e pede foco nos novos personagens: “Sou grato, mas é hora de seguir em frente”

Mark Hamill
Imagem: Divulgação

Mark Hamill confirmou oficialmente sua aposentadoria do papel de Luke Skywalker. Em entrevista ao ComicBook, o ator disse que não pretende mais retornar ao universo de Star Wars — encerrando uma jornada que começou em 1977 e moldou a história do cinema.


“Sou muito agradecido ao George [Lucas] por me deixar ser parte daquilo naqueles tempos, os dias humildes quando ele chamava Star Wars de o filme de baixo orçamento mais caro já feito. Nós nunca imaginamos que ele se tornaria uma franquia permanente e parte da cultura pop como é hoje.”



Apesar do carinho eterno pelos filmes que marcaram sua carreira, Hamill acredita que sua missão na saga foi cumprida:


“Tive meu tempo nela. Eu aprecio esse período, mas realmente acho que eles deveriam focar no futuro e em todos os novos personagens.”


A despedida definitiva de Hamill acontece no momento em que Star Wars passa por um processo de renovação criativa, especialmente com a segunda temporada de Andor — série elogiada por apresentar um olhar mais político e sombrio do universo criado por George Lucas.


Protagonizada por Diego Luna, Andor acompanha os passos de Cassian Andor, espião da Aliança Rebelde e figura central do filme Rogue One: Uma História Star Wars (2016). A trama se passa cinco anos antes dos eventos do longa e aprofunda a construção do movimento rebelde diante da opressão do Império.



A primeira temporada teve 12 episódios, divididos em quatro arcos de três capítulos. A segunda seguirá a mesma estrutura, cobrindo os quatro anos restantes até o início de Rogue One. A história vai mostrar os rebeldes descobrindo a existência da arma de destruição em massa do Império — a Estrela da Morte, cuja construção foi revelada na cena pós-créditos do último episódio.


O elenco de Andor conta com nomes como Stellan Skarsgård (Duna), Andy Serkis (O Senhor dos Anéis), Fiona Shaw (Harry Potter), Faye Marsay e Anton Lesser (Game of Thrones), além de Genevieve O’Reilly, que retorna ao papel de Mon Mothma. A série tem Tony Gilroy (O Legado Bourne) como showrunner e está disponível no Disney+.


Enquanto a galáxia muito, muito distante continua a se expandir com novas histórias, Mark Hamill se despede como o Jedi que inspirou gerações — encerrando um ciclo com gratidão, dignidade e o desejo de ver o futuro de Star Wars brilhar com novas vozes.

コメント


bottom of page