"Legendary", novo single do Bon Jovi, seria um plágio de "Sem Parar" do RPM? Fernando Deluqui comenta sobre
top of page

"Legendary", novo single do Bon Jovi, seria um plágio de "Sem Parar" do RPM? Fernando Deluqui comenta sobre

O guitarrista também observou que repetir oito compassos com uma melodia idêntica pode configurar um plágio.

Bon Jovi (Foto: Reprodução)
Bon Jovi (Foto: Reprodução)


Na noite deste domingo (17), o guitarrista do RPM, Fernando Deluqui, utilizou sua conta no Instagram para abordar um assunto que chegou até ele, envolvendo o novo single do Bon Jovi, intitulado "Legendary", lançado recentemente no último dia 14. Segundo relatos de fãs, haveria "coincidências sonoras" entre essa nova música e a faixa-título do álbum mais recente do RPM, "Sem Parar", lançado no ano passado.


Deluqui, ao iniciar um vídeo em sua rede social, destacou a magnitude da semelhança entre as duas composições, descrevendo-a como "um lance inacreditável". Ele prosseguiu explicando que "a melodia que começa a nossa canção, que era de teclado e guitarra, o Bon Jovi faz com a voz. Igualzinho! E essa melodia vai se repetindo por vários compassos".

Discorrendo sobre questões legais relacionadas a direitos autorais e plágio, o guitarrista observou que, de acordo com a lei, repetir oito compassos com uma melodia idêntica pode configurar um plágio. No entanto, ele ressalta que não realizou um estudo detalhado para confirmar essa possibilidade.




Deluqui também comentou sobre a percepção da semelhança na execução musical, afirmando que "é de arrepiar", e expressou sua impressão sobre a composição da bateria, comparando-a ao estilo de Kiko, outro músico renomado. Ele ponderou que talvez nunca se saiba ao certo se "Legendary" é de fato um plágio de "Sem Parar", mas enfatizou que a similaridade é notável.


Por fim, o guitarrista mostrou uma atitude lisonjeada em relação ao fato, mencionando que, mesmo não sendo um grande fã do Bon Jovi, reconhece o renome e a trajetória do artista, assim como o sucesso alcançado pelo RPM.


Ouça as duas músicas:






221 visualizações0 comentário
bottom of page