top of page

Kate Bush volta a disparar no streaming após estreia da nova temporada de Stranger Things

A artista permanece reclusa dos palcos desde 2014, quando realizou a residência Before the Dawn, após 35 anos sem apresentações ao vivo

Kate Bush volta a disparar no streaming após estreia da nova temporada de Stranger Things
Imagem: Reprodução

Kate Bush registrou um novo salto de popularidade depois da estreia da quinta e última temporada de Stranger Things. A primeira parte da série, lançada no dia 27 de novembro, voltou a incluir “Running Up That Hill (A Deal With God)” em vários episódios, impulsionando novamente as reproduções do clássico de 1985 nas plataformas digitais.



A faixa já havia experimentado um fenômeno semelhante em 2022, quando se tornou peça central da trama envolvendo Max (Sadie Sink) na quarta temporada da série. Na época, as reproduções aumentaram 153%, apresentando o trabalho de Bush a uma nova geração de ouvintes. A música atingiu 1 bilhão de streams no verão de 2023, marco que levou a artista a agradecer aos fãs por “levarem essa música a uma jornada tão incrivelmente surpreendente”, afirmando ter ficado “impressionada”.


O impacto também foi financeiro: ainda em 2022, estimou-se que a cantora faturou cerca de US$ 2,3 milhões com o ressurgimento de “Running Up That Hill”. A faixa alcançou posições de destaque no Reino Unido e ficou entre as dez músicas mais tocadas no TikTok naquele ano.


Com o retorno na quinta temporada, a canção voltou a subir nas paradas. Em publicação feita na noite de quinta-feira (27) no Facebook oficial de Bush, a equipe comemorou o novo recorde:


“‘Running Up That Hill’ ultrapassou hoje a marca de 1,5 bilhão de reproduções no Spotify. Atualmente, a música está em 146º lugar no ranking global do Spotify, tendo sido novamente incluída em vários episódios da quinta e última temporada de Stranger Things.”


ree

Outra postagem destacou que o single do álbum Hounds of Love ocupa atualmente o 12º lugar na parada do iTunes, “graças à quinta temporada de Stranger Things”. Os criadores da série, Matt e Ross Duffer, já haviam comentado o fenômeno. No início do ano, Matt explicou:


“Não dá para fabricar isso. A coisa da Kate Bush… eu achei aquele episódio legal, e eu adoro a Kate Bush. Mas não, eu não esperava que fosse repercutir tanto na Geração Z.”


ree


A artista permanece reclusa dos palcos desde 2014, quando realizou a residência Before the Dawn, após 35 anos sem apresentações ao vivo. Em entrevista rara concedida em outubro de 2024, Bush afirmou que tem “muitas ideias” para novas músicas, deixando aberta a possibilidade de futuros lançamentos.



bottom of page