top of page
Foto do escritorEduardo Salvalaio

Kanjozoku Game Car Racing & Highway Driving Simulator Games falha muito para um jogo de corrida

O jogador pode até acreditar que a magia de clássicos como Tokyo Xtreme Racer (1994) e Need For Speed Underground (2003) está novamente ao seu alcance.

Foto: Dovilgação


À primeira vista, Kanjozoku Game Car Racing & Highway Driving Simulator Games pode trazer ao fã dos jogos de corrida/simulação uma total nostalgia. Parece que voltamos ao passado e que estamos diante de uma produção que, embora possa parecer simples, resgata a sensação dos jogos desse gênero durante a década de 90 e de 2000.


O jogador pode até acreditar que a magia de clássicos como Tokyo Xtreme Racer (1994) e Need For Speed Underground (2003) está novamente ao seu alcance. Infelizmente, não é bem assim que o jogo da Midnight Works SRL (desenvolvedora da Moldávia) funciona. A ideia de resgatar essa sensação de corridas de rua é válida, porém o jogo peca por uma falta de acabamento mais caprichada e por não apresentar conteúdo que garanta horas de muita jogatina.




Primeiro talvez seja melhor explicar o significado da expressão Kanjozoku. Esse termo é frequentemente usado quando pensamos nas corridas de rua ilegais que ocorrem nas vias expressas de Osaka (Japão). Os corredores, conhecidos como Kanjo Racers, se reúnem e desfilam um arsenal de carros velozes em rachas audaciosos.


A abrangente cultura automobilística japonesa sempre figurou em jogos de corrida por várias gerações. E continua sendo um filão e tanto. Os jogadores amantes do automobilismo e do gênero ao longo dos anos foram bem abastecidos. Ao menos Kanjozoku acerta ao trazer os conhecidos carros que fizeram parte da história de muitos jogadores, tais como Honda Civic, Mitsubishi Lance Evolution e Nissan Skyline (embora a lista apresente apenas 22 carros para escolher).

Os carros apresentam um bom e tolerável design gráfico, sobretudo se pensarmos que o jogo vem inspirado pelos jogos da época do PS1/PS2 onde esse gênero teve sua época áurea com muitos títulos no mercado. Não poderiam faltar as opções de tuning (upgrades do motor) e de peças que vão desde luzes de led até aros mais esportivos. Sem segredos para quem já se acostumou com esse estilo, basta correr, ganhar dinheiro e comprar as melhorias desejadas, deixando o carro com maior potência e com visual mais aprimorado e detalhado.


Com apenas uma tela bem simples, o jogo te disponibiliza a loja de carros, os upgrades e a opção de entrar em 3 corridas e/ou de trafegar pelas ruas da cidade. Nem é preciso um tutorial. Nessa parte, começam as decepções. A cidade apresenta um único circuito, sem direito a bifurcações, atalhos e outros cenários.



Após jogar por 40 minutos, o tédio é inevitável. O jogador terá que ficar repetindo 3 tipos de objetivos: escapar dos policiais, ficar tirando finas de carros no trânsito e sair de um ponto a outro na estrada num determinado tempo ou sem colidir. Da mesma forma, as 3 pistas de corridas disponíveis não tem oponentes para serem desafiados, o jeito é ficar correndo sozinho, o que diminui a longevidade do jogo.


Basta ao jogador ficar mudando de carro após um período de jogo, isso para ter um gosto da nostalgia e experimentar a sensação de velocidade de outros automóveis japoneses famosos. O jogo recompensa os objetivos cumpridos, entretanto a premiação é muito baixa se avaliarmos o tão pouco que ele tem a oferecer em modalidades de corridas ou de pistas. Logo, não são muitos jogadores que ficarão animados a comprar os carros mais caros.

Falta aquele prazer único que é sair entre outros corredores (seja da Inteligência Articial, seja com um amigo num segundo controle) e chegar na primeira posição se arriscando no meio de um tráfego pesado. Isso dentro do jogo offline. O online, apesar de não ter tão movimentado, até conta com duelos entre outros jogadores.



No final, o jogo se resume em ter mais opções de mudança de peças do visual e de tuning do que propriamente de apresentar incentivos para continuar correndo pela única rua disponível. Tudo bem que o jogo foi pensando em plataformas como Android mas para os consoles poderia ter ao menos recebido melhorias e um capricho maior.


Outro agravante: o preço do jogo. O valor da versão de PS4 (versão testada) sai por 79 reais na PSN. Caro pelo fraco conteúdo que oferece e dentro do mercado de jogos há outras opções mais baratas e até melhores. Arrisque se você for um verdadeiro fã/amante do gênero e dos grandes carros japoneses, mas aguarde por uma promoção de peso quando costuma ficar com 70% a 90% de desconto.

 

Kanjozoku Game Car Racing & Highway Driving Simulator Games


Gênero: Corrida, Ação

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4

Lançamento: 17 de julho de 2022


 

NOTA DO CRÍTICO: 4,0

 

Trailer do jogo:




160 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page