top of page

K.K. Downing aborda o legado e o desafio do heavy metal antes da turnê americana com KK’s Priest

Em uma recente entrevista ao jornal The Times, Downing refletiu sobre sua época de ouro com Judas Priest, uma das bandas pioneiras do metal.

K.K. Downing ex - Judas Priest
Imagem: Divullgação.


O ex-guitarrista do Judas Priest, K.K. Downing, está se preparando para uma série de shows nos Estados Unidos no próximo mês com sua banda, KK’s Priest. Em uma recente entrevista ao jornal The Times, Downing refletiu sobre sua época de ouro com Judas Priest, uma das bandas pioneiras do heavy metal, e compartilhou suas perspectivas sobre os desafios enfrentados pelo gênero musical hoje em dia.


Durante a conversa, quando questionado sobre o que faz os fãs de metal únicos, Downing optou por fazer uma análise histórica do rock pesado. “É só entrar naquelas bandas que evoluíram; que pegou música do blues e do blues progressivo no final dos anos 60 e início dos anos 70. Nós nem tínhamos rock até 1970 ou por aí. Essa foi a primeira vez que vi bandas como Led Zeppelin e Deep Purple e algumas das outras bandas se tornarem rotuladas como ‘bandas de rock’ e não de blues progressivo. E então, é claro, seguimos o hard rock e o heavy rock para o heavy metal”, comentou Downing, (Via A Radio ROCK 89).



Ele também destacou a "jornada fantástica" da evolução do metal ao longo das décadas, que resultou na diversidade de subgêneros existentes hoje. No entanto, expressou preocupação com o futuro do gênero, considerando-o "potencialmente em risco de se extinguir em algum momento". Downing citou a perda de figuras icônicas como Eddie Van Halen e Jeff Beck, mas afirmou seu compromisso contínuo com o metal: “Estamos em uma idade em que estamos perdendo muitas pessoas e amigos queridos como Eddie [Van Halen] e Jeff Beck, mas faremos isso enquanto pudermos. Eu vou [continuar fazendo metal], de qualquer maneira”.



A entrevista também tocou no desafio dos guitarristas virtuosos em se manterem relevantes na era digital. Um estudo recente intitulado “Rock Guitar Virtuosos: Advances in Electric Guitar Playing, Technology, and Culture” revelou que está cada vez mais difícil para os guitarristas virtuosos se destacarem. O estudo concluiu que os modernos heróis da guitarra precisam comprovar sua habilidade ao vivo e manter relevância no ambiente digital para atrair novos públicos.



4 visualizações0 comentário
bottom of page