Landau lutava contra um câncer nos últimos meses
Jon Landau, renomado produtor responsável por sucessos como Titanic e os filmes da franquia Avatar, faleceu neste sábado (6) aos 63 anos, conforme confirmado por um membro próximo da família ao The Wrap. Landau lutava contra um câncer nos últimos meses.
Principal parceiro de James Cameron nas últimas três décadas, Landau desempenhou um papel crucial na produção de Titanic, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1998, prêmio que compartilhou com Cameron. Ele também foi uma figura chave na produção dos dois filmes de Avatar. Além disso, Landau era COO da Lightstorm Entertainment, produtora fundada por Cameron.
Landau estava envolvido nos futuros capítulos de Avatar e também trabalhou na produção de Alita: Máquina de Combate, coordenado por Cameron e dirigido por Robert Rodríguez. Ele visitou o Brasil em duas ocasiões para a CCXP, promovendo tanto Alita quanto Avatar: O Caminho da Água.
Nos anos 1990, Landau foi vice-presidente de produção para cinema da 20th Century Fox, onde supervisionou projetos importantes como True Lies, Duro de Matar 2 e O Último dos Moicanos. Sua experiência foi fundamental para consolidar a franquia Avatar fora das telonas, trabalhando com a Disney no licenciamento da marca e na criação de áreas temáticas nos parques do estúdio.
Nascido em Nova York, Landau era filho dos produtores Ely Landau e Edie Landau, e se formou na USC School of Cinematic Arts. Além de seu trabalho com Cameron, ele co-produziu filmes como Dick Tracy (1990) e Querida, Eu Encolhi as Crianças (1989). Como produtor, ele contribuiu para Uma Vida de Louco (1987) e o remake de Solaris (2002).
Comments