top of page

Johnny Marr, Massive Attack e espólio de David Bowie homenageiam Ryuichi Sakamoto

Atualizado: 2 de abr. de 2023

O último disco de Sakamoto, chamado "12", foi lançado em janeiro.

CRÉDITO: Xavi Torrent/WireImage


Homenagens foram prestadas ao músico eletrônico, compositor e ator Ryuichi Sakamoto, que morreu aos 71 anos. A notícia foi confirmada por meio de um post nas contas oficiais das redes sociais de Sakamoto.


Uma declaração em seu site oficial diz: “Enquanto passava por um tratamento para o câncer descoberto em junho de 2020, Sakamoto continuou a criar trabalhos em seu estúdio caseiro sempre que sua saúde permitia. Ele viveu com a música até o fim. Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a seus fãs e a todos aqueles que apoiaram suas atividades, bem como aos profissionais médicos no Japão e nos Estados Unidos que fizeram tudo ao seu alcance para curá-lo.”



“De acordo com os fortes desejos de Sakamoto, o funeral foi realizado entre seus familiares próximos. Finalmente, gostaríamos de compartilhar uma das citações favoritas de Sakamoto: 'Ars longa, vita brevis' [A arte é longa, a vida é curta']."


Em 2014, Sakamoto foi diagnosticado pela primeira vez com um câncer na garganta, o que o obrigou a tirar um ano de folga da música. Após o tratamento, o tumor recompôs-se, mas, em 2020, foi confirmado que havia sido diagnosticado com um câncer retal.



No ensaio de junho de 2021, Sakamoto revelou que havia feito uma cirurgia para remover o câncer que se espalhou para os dois pulmões e ainda lutava contra o câncer no estágio 4.


“Já que cheguei até aqui na vida, espero poder fazer música até meu último momento, como Bach e Debussy, que adoro”, escreveu ele.


Sakamoto, ao longo da sua carreira de 50 anos, ganhou diversos prêmios [incluindo um Oscar, um Grammy, um Bafta e dois Globos de Ouro] por seu trabalho como compositor de filmes, compondo trilhas como O Último Imperador, O Céu Protetor, O Pequeno Buda e O Revenant. Além da trilha sonora de Merry Christmas, Mr Lawrence, Sakamoto também protagonizou o filme de guerra ao lado de David Bowie.


Ele também foi membro fundador da banda eletrônica Yellow Magic Orchestra.


Após a sua morte, foram prestadas homenagens a Ryuichi Sakamoto nas redes sociais, com nomes como Johnny Marr, Questlove, Massive Attack e o espólio de David Bowie liderando o caminho.





40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page