John Lydon diz que é “errado” atribuir a Patti Smith o começo do punk
top of page

John Lydon diz que é “errado” atribuir a Patti Smith o começo do punk

Smith desempenhou um papel fundamental no movimento punk nos Estados Unidos com seu álbum de estreia "Horses" lançado em 1975.

John Lydon e Patti Smith. Crédito: MPI02/Bauer-Griffin/ GETTY e Rob Kim/Getty


John Lydon expressou a opinião de que é "equivocado" atribuir a Patti Smith e, em um sentido mais amplo, à cidade de Nova York, as origens do movimento punk, afirmando que o Reino Unido foi o pioneiro nesse aspecto.


Smith desempenhou um papel fundamental no movimento punk nos Estados Unidos com seu álbum de estreia "Horses" lançado em 1975. Contudo, o ex-vocalista do Sex Pistols e do Public Image Ltd argumenta que o Reino Unido é o verdadeiro berço desse gênero, citando artistas como David Bowie, T-Rex, Sweet, The Clash, The Dammed e Sex Pistols.



Em entrevista ao The Sun, Lydon afirmou: “Já ouvi muitos jornalistas americanos fingindo que toda a influência punk veio de Nova York. Bem Olá? Bandas como Sweet com 'Ballroom Blitz' e Mud com 'Tiger Feet' - é isso, cara!"


Ele continuou: “T.Rex, David Bowie, Slade, Mott The Hoople, The Alex Harvey Band – a influência deles foi enorme. E eles tentam anular tudo isso e envolver Patti Smith. É tão errado!”




Lydon posteriormente responsabilizou a banda de punk de Nova York, Ramones, pelo surgimento da estética de "jaqueta de couro com tachas e uniformizada". Ele também discutiu seus antigos colegas de banda e seu novo supergrupo chamado Generation Sex. Esse novo grupo é formado pelo ex-guitarrista do Sex Pistols, Steve Jones, e o baterista Paul Cook, juntamente com Billy Idol da banda Generation X e Tony James.

14 visualizações0 comentário
bottom of page