top of page

Jabá, lendário baixista do Ratos de Porão, morre aos 60 anos

Ele enfrentava diversos problemas de saúde relacionados ao fígado e rins.

Jabá, baixista do Ratos de Porão
Imagem: Reprodução


Nesta terça-feira, dia 26, faleceu aos 60 anos o músico Jarbas Alves, também conhecido como Jabá, que foi o baixista original da banda Ratos de Porão.


Ele enfrentava diversos problemas de saúde relacionados ao fígado e rins. Ao longo dos últimos meses, amigos se uniram para arrecadar fundos destinados a cobrir os custos de tratamentos e hospitalizações.



A banda compartilhou uma mensagem em suas redes sociais anunciando o falecimento. Na postagem, optaram por expressar de maneira concisa:


“Descanse em paz amigo Jarbas.”


Jabá foi um dos membros fundadores do Ratos em 1981, antes de João Gordo assumir as funções de vocalista. Nessa época, a formação contava com Jão nos vocais e Betinho na bateria. Sua permanência estendeu-se até 1993, durante a qual ele contribuiu para as gravações dos álbuns "Crucificados Pelo Sistema" (1984), "Descanse em Paz" (1986), "Cada Dia Mais Sujo e Agressivo" (1987), "Brasil" (1989), "Anarkophobia" (1991) e "RDP Vivo" (1992).


Durante esse período, o quarteto conquistou reconhecimento internacional, levando algumas de suas obras para serem registradas no exterior. Além disso, realizaram uma série de turnês, alcançando um status lendário no cenário underground. Em 1993, Jarbas deixou a banda devido a uma série de questões pessoais.



Posteriormente, ele participou das atividades do Periferia S.A., um projeto que revisitava os primeiros dias da banda, novamente com Jão assumindo os vocais. O grupo lançou dois álbuns, "Periferia S.A." (2005) e "Fé + Fé = Fezes" (2014).

49 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page