top of page

Greve dos Roteiristas de Hollywood chega ao fim

Atualizado: 26 de set. de 2023

A votação de ratificação está agendada para acontecer entre os dias 2 e 9 de outubro.

Imagem: Reprodução.


Após quase cinco meses de interrupção, a WGA, o sindicato que representa os roteiristas de Hollywood, e a AMPTP, uma organização que reúne estúdios de cinema e plataformas de streaming, finalmente chegaram a um acordo nesta terça-feira, dia 26.


No 148º dia da greve, os conselhos da WGA tomaram uma decisão unânime de suspender a greve a partir das 12h01 (horário de Los Angeles) de quarta-feira. Essa resolução foi resultado de um acordo preliminar que foi alcançado com a AMPTP.



A votação de aprovação está agendada para acontecer entre os dias 2 e 9 de outubro. A WGA conduzirá reuniões presenciais e virtuais com seus membros em ambos os lados dos Estados Unidos durante esta semana, com o objetivo de apresentar detalhes do contrato. Dada a sólida aprovação do comitê de negociação da WGA, espera-se que o acordo seja ratificado pelos membros sem maiores complicações.


A decisão unânime de encerrar a greve ocorreu apenas dois dias após roteiristas e estúdios de Hollywood concluírem com êxito as negociações para um novo contrato de três anos. Após extensas negociações, ambas as partes conseguiram chegar a acordos fundamentais, que incluem o uso de inteligência artificial no processo criativo, requisitos mínimos de contratação para equipes de roteiristas e os royalties provenientes das plataformas de streaming.



Os detalhes do acordo preliminar entre a WGA e a AMPTP ainda não foram revelados e serão submetidos à votação dos membros da WGA nos próximos dias.


A decisão da WGA de suspender a ordem de greve encerra oficialmente a paralisação que estava em vigor até o último domingo, quando a WGA orientou seus membros a demonstrarem apoio aos atores que estavam em greve.


"Para esclarecer, é fundamental que ninguém retorne ao trabalho até que receba autorização específica. Até esse momento, a greve permanece em vigor. Contudo, a partir de hoje, os piquetes da WGA foram encerrados. Em vez disso, se tiver a chance, incentivamos você a apoiar os piquetes da SAG-AFTRA (sindicato dos atores) ao longo desta semana."


O Sindicato dos Atores de Cinema e a Federação Americana de Artistas de Rádio e Televisão (SAG-AFTRA) permanece em greve, aguardando a oportunidade de retomar as negociações após 75 dias de paralisação.



14 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page