top of page

Gravação rara de show dos Beatles no Reino Unido é encontrada; confira

O lendário show foi registrado em vídeo exatamente 60 anos atrás.

CRÉDITO: Santi Visalli/Getty


Ao que tudo indica, um registro histórico dos Beatles tocando em um show ao vivo no Reino Unido foi encontrado exatamente 60 anos após ter sido feito. A gravação está sendo considerada a mais antiga que se tem conhecimento do quarteto de Liverpool.


Segundo fontes da BBC News, a gravação em fita de um quarto de polegada de uma hora foi criada por John Bloomfield no internato Stowe em Buckinghamshire em 4 de abril de 1963, quando o Fab Four se apresentou por lá.



Bloomfield, que agora tem 75 anos, tinha apenas 15 na época. Ele revelou a existência da fita quando a jornalista Samira Ahmed visitou Stowe para fazer um programa especial para a Radio 4's Front Row para marcar o 60º aniversário do show.


“Foi um show único dos Beatles, realizado para um público quase inteiramente masculino”, escreveu Ahmed sobre a descoberta. “E, crucialmente, apesar dos aplausos e alguns gritos, a fita não é abafada pela reação do público.”


O setlist foi composto por músicas do álbum de estreia dos Beatles, "Please Please Me", lançado em 22 de março de 1963, bem como algumas das versões, cover de R&B do lendário grupo.



Uma versão ao vivo de 'I Saw Her Standing There' deu início à apresentação antes que a banda fizesse a transição para sua versão do single de 1956 de Chuck Berry, 'Too Much Monkey Business'. Eles também são ouvidos recebendo pedidos de alunos e brincando entre si entre as faixas.


Parte da gravação histórica foi tocada na edição de ontem à noite do Front Row (3 de abril) – você pode ouvir aqui.

Os Beatles posam para um retrato no estúdio com seu produtor George Martin, por volta de 1964. CRÉDITO: Michael Ochs Archives/Getty Images

Ahmed e o historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, são as únicas pessoas que ouviram a gravação completa depois que Bloomfield concordou em tocá-la pela primeira vez desde que foi feita há seis décadas.


“A oportunidade que esta fita apresenta, que é completamente inesperada, é fantástica porque ouvimos [os Beatles] apenas no limiar da descoberta da fama mundial completa”, disse Lewisohn à BBC . “E nesse ponto, todas as gravações do público ficam cobertas de gritos. Portanto, aqui está uma oportunidade de ouvi-los no Reino Unido, em um ambiente onde eles podem ser ouvidos e onde a fita realmente os captura adequadamente, em um momento em que eles também podem brincar com o público.”

244 visualizações0 comentário
bottom of page