top of page

Ghost atinge o topo da Billboard com Skeletá e faz história para o Hard Rock

Com números impressionantes de vendas físicas e vinis, banda sueca quebra jejum de quatro anos no gênero

Ghost
Foto por Ryan Chang/Reprodução/Instagram

O Ghost acaba de conquistar um feito raro — e histórico — para o Hard Rock. Com o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, Skeletá, a banda sueca alcançou o primeiro lugar na Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos, com 86 mil unidades equivalentes vendidas na semana de estreia.



O feito coloca o disco como o primeiro álbum de Hard Rock a liderar a Billboard desde Power Up, do AC/DC, em 2020. E os números por trás da conquista impressionam: 89% das vendas foram físicas, incluindo 44 mil cópias em vinil — a maior semana de vendas de vinil para um álbum de Hard Rock na era moderna (desde 1991), e a terceira maior para o rock em geral, atrás apenas de One More Time…, do blink-182 (49 mil) e The Record, do boygenius (45 mil), ambos em 2023.


Lançado no último dia 25 de abril, Skeletá superou nomes de peso como SZA, Kendrick Lamar e Morgan Wallen. O álbum sucede Impera (2022), que havia chegado ao segundo lugar na parada. Com uma sonoridade teatral, pesada e ambiciosa, o novo trabalho reafirma o papel central de Tobias Forge e seu alter ego Papa Emeritus como um dos maiores expoentes do rock moderno.



Enquanto a Skeletour percorre a Europa, fãs seguem lucrando até com as notas falsas lançadas nos shows como confete — viraram item de colecionador. Por enquanto, ainda não há datas confirmadas no Brasil, mas Tobias já adiantou que quer voltar ao país para apresentações maiores, como disse em 2023.



Se depender do momento vivido pela banda, será questão de tempo até o Ghost trazer essa missa profana de volta ao altar brasileiro.

Comments


bottom of page