top of page

'Forgot About Me': um disco que traz certa sonoridade refrescante e uma nostalgia oriunda dos anos 90

Aumente o som e aproveite essa delícia sonora.

 Rachel Gagliardi - Pouty lança seu disco de estreia Forget About Me
Imagem: Reprodução.


Se tem algo que soa contraditório no disco de estreia da ótima Rachel Gagliardi, que adotou a identidade de Pouty, é o título do álbum 'Forgot About Me'. Afinal, a cantora e compositora norte-americana já tem um longo histórico na cena indie. Rachel já colaborou com Michelle Zauner do Japanese Breakfast e também passou pelas bandas Slutever e Upset. Mas ainda não havia lançado um disco próprio para chamar de seu. Esse é um daqueles achados aleatórios das sugestões do Spotify. Este que vos escreve estava navegando por uma playlist dos anos 90 e eis que, no fim, entra aleatoriamente uma tal de Pouty e chama sua atenção.


Seu primeiro trabalho é recheado de canções que resgatam aquele espírito adolescente com sabor nostálgico dos sons dos anos 90 de bandas como Weezer, mas trazendo um frescor, energia e vitalidade para emular satisfatoriamente Pixies na faixa "The Big Stage". Essa canção faz uma dobradinha sensacional com a ótima abertura com "Salty", onde as guitarras ganham poder através de acordes eletrificados que combinam perfeitamente com os vocais de Pouty. Aliás, o disco é todo predominado pelos sons de sua guitarra e sua voz.


Mesmo que seja um lançamento tímido e ancorado em sua zona de conforto, 'Forgot About Me' traz notas inspiradoras para a cena alternativa com canções agradáveis de ouvir, mescladas com a doçura do power pop, daqueles que tanto amamos. "Virgos Need More Love" não me deixa mentir; a canção mantém o ritmo elétrico e alternativo, dando ênfase para as guitarras, vocais e a bateria de Jarret Nathan, que ganham formatos distintos aqui. Após a melancólica "Bridge Burner", onde Pouty explora o seu lado sentimental e poético com frases do tipo: "Você é apenas poeira para mim, uma distorção do passado", essa talvez te faça lembrar de Olivia Rodrigo.



Um disco ligeiro, sem muitos rodeios e direto ao ponto, com suas nove faixas e pouco menos de 30 minutos. O ouvinte nem perceberá o tempo passar e, quando se der conta, já estará dando o play novamente. Destaque também para a ótima "TV on TV"; essa é aquela que irá te fazer sacudir a cabeça ou sair pulando por aí. Uma canção que se comporta como uma peça essencial para compreender toda a sonoridade que Rachel pretende apontar em todo o disco, com guitarras cativantes e versos agridoces que remetem a uma época saudosa do passado. "Califórnia / Como eu quero ser / Estamos vivendo como nos anos noventa / Estou me sentindo assim, como Courtney." O que não falta na música são referências a Courtney Love e ao próprio Hole, inspiração e um ponto de apoio para Pouty ancorar sua sonoridade.


Uma estreia afetiva e agradável em 2024; um trabalho que busca uma direção a seguir, mas não perde a linha e entrega um desfecho de alta qualidade. Além de apontar as inúmeras qualidades da artista, ainda serve como uma prova de que Pouty pode ir muito mais adiante explorando seu lado sentimental, como acontece na bonita e melancólica "Underwear", uma faixa sobre suas emoções e sentimentos, com aquela atmosfera agridoce e bom humor. “Quero conversar com alguém / Mas ninguém se sente mais bem / Preciso me concentrar no ponto / Mas por favor, deixe-me fumar esse baseado“, canta ela.




Esse final pode soar inquietante e confuso, com versos íntimos, mas que dizem muito sobre o caos dos nossos dias: incertezas, medos, inseguranças e aquele olhar instável para o futuro. Mas uma coisa é certa: esse talvez ainda não seja o disco que traz a tão esperada revolução sonora que você deseja. Porém, com certeza é daqueles discos que vão rodar muito no seu streaming se você der o play uma vez e destaca o nome de Pouty na cena indie. Sabe aquele nome para se ficar de olho? Pois então. E por último, mas não menos importante, esse é um disco que está longe, muito longe de ser esquecível, como sugere seu título. Então, aumente o som e aproveite essa delícia sonora!

 

Forgot About Me

Pouty


Ano: 2024

Gênero: Indie Rock, Power Pop

Ouça: "TV on TV", "Virgos Need More Love", "The Big Stage"

Humor: Nostálgico, Enérgico, Agridoce

Pra quem Curte: Weezer, Pixies, Charly Bliss


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,5

 

Ouça "The Big Stage"



44 visualizações0 comentário
bottom of page