Fernanda Torres é convidada a integrar a Academia de Hollywood
- Marcello Almeida
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
Filme se tornou o primeiro brasileiro a vencer na categoria de Melhor Filme Estrangeiro

Depois de emocionar plateias e conquistar a crítica mundial com sua performance em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres foi oficialmente convidada a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — instituição responsável pela entrega do Oscar. O convite foi feito nesta quinta-feira (26), segundo informações do site PapelPop.
Fernanda, que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 2025 por sua atuação no longa, agora se junta ao seleto grupo de votantes que define o futuro do cinema mundial. Outros brasileiros ligados à produção também foram convidados, como os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega, o diretor de fotografia Adrian Teijido, a figurinista Claudia Kopke e a produtora Maria Carlota Bruno.
Já o diretor Walter Salles, que comandou o longa vencedor de Melhor Filme Estrangeiro, já faz parte da Academia e, por isso, não aparece na nova lista.
Fora da equipe de Ainda Estou Aqui, o Brasil também marca presença com os nomes dos diretores Daniela Thomas, Gabriel Mascaro, Daniel Filho e da documentarista Eliza Capai, todos agora com direito a voto nas futuras edições da premiação. Veja a lista completa aqui.
Até o momento, Fernanda Torres ainda não se manifestou publicamente sobre o convite. Mas sua trajetória até aqui fala por si: em coletiva de imprensa após a cerimônia do Oscar, a atriz revelou ter sentido medo durante a campanha, temendo que a narrativa do filme — ambientada na ditadura militar brasileira — fosse mal recebida em um cenário internacional polarizado.
Com roteiro afiado, direção sensível e elenco estelar (que inclui Fernanda Montenegro), Ainda Estou Aqui entrou para a história como o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar em uma categoria principal. E agora, sua protagonista também fará parte da história de quem escolhe os próximos.
コメント