Explorando o absurdo e a narrativa teatral, Os Banshees de Inisherin trata da fragilidade da amizade
top of page

Explorando o absurdo e a narrativa teatral, Os Banshees de Inisherin trata da fragilidade da amizade

Ganhador de 3 prêmios do Globo de Ouro 2023, também foi o único filme que teve todos seus personagens principais concorrendo ao Oscar.

Foto: Searchlight Pictures


Apresentando como pano de fundo uma remota, pacata e bela ilha irlandesa, Os Banshees de Irisherin do diretor Martin McDonagh é uma comédia dramática que trata da relação entre dois moradores, Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson), cuja amizade se torna fragilizada e passa a trazer consequências pesadas para ambos e outros moradores do local.


Os convites de Pádraic para uma ida ao bar começam a ser rejeitados por Colm. Se por um lado Colm opta por não explicar essa atitude ao amigo dizendo que agora prefere a solidão e se dedicar à música, Pádraic não aceita facilmente a ideia e tenta de toda forma uma reaproximação. Pádraic tem uma vida bem solitária, vê em sua irmã Siobhán (Kerry Condon) uma conselheira e a única capaz de controlar os momentos mais difíceis de sua vida. Ela é o equilíbrio para algumas passagens tensas da trama.



Bom lembrar que a dupla Farrell e Gleeson já esteve presente em outro filme de Martin McDonagh, Na Mira do Chefe (In Bruges, 2008). Logo, o entrosamento entre o trio facilitou que a narrativa seguisse dando muito prioridade a interpretação dos atores, sem problemas e acontecendo de forma natural. A fotografia de Ben Jones acentua a paisagem e realmente nos transporta para um lugar distante com uma crônica para nos contar (e nos chocar), apesar do cenário limitado pelo extenso oceano.



A trilha sonora orquestrada de Carter Burwell dá um diferencial, mesmo quando a trilha é interrompida por explosões distantes de canhões. Sim, porque o ano é 1923 e a Irlanda passa por Guerra Civil. A presença de um conflito próximo dali traz um tom desolador aos moradores que assistem de longe e para muitos, como o próprio Pádraic, a noção é de que até mesmo o fim dos tempos esteja chegando.


A atmosfera do lugar e a rotina dos costumes rurais irlandeses foram bem resgatados para a tela. A ida ao bar no final do dia, contato com a natureza, a importância dos animais domésticos, religiosidade, fofocas de um lugar pequeno. Até mesmo o lado místico se faz presente com a estranha velha que aparece em vários lugares e é considerada como uma espécie de bruxa do local.


Ganhador de 3 prêmios do Globo de Ouro 2023, também foi o único filme que teve todos seus personagens principais concorrendo ao Oscar. Merecia muito pela atuação de Barry Keoghan que exerce o papel de Dominic, um jovem cercado pelo tédio que sente bastante a desolação do lugar, apanha do pai e encontra em Pádraic e Siobhán seus momentos de conforto e companhia.


A narrativa assume um tom teatral e nota-se que McDonagh se inspirou bastante no dramaturgo e escritor irlandês Samuel Beckett. A exemplo de Beckett, muito do filme explora a visão pessimista da humanidade. Da mesma forma, algumas cenas buscam o absurdo da condição humana para descrever cenas corriqueiras relacionadas a uma simples rotina entre amigos.


Sem apelar para uma violência extrema e gratuita, apesar de algumas cenas que podem gerar angústia, a película constrói uma narrativa que trata não só da amizade fragilizada, mas que também dialoga com outros temas como automutilação, solidão, depressão e a vontade de se criar esperanças e mudanças (caso da personagem Siobhán que almeja novos horizontes fora da ilha).



Fortalecido pelo bom elenco e por competentes recursos técnicos (figurino, trilha sonora e fotografia), Os Banshees de Inisherin é o típico filme concorrente ao Oscar que pode não agradar a todos. Num ritmo lento, tem em sua segunda metade um impacto maior sobretudo quando os personagens passam a ser mais decisivos em suas opiniões. E apesar de estarmos contemplando uma obra fictícia, fica fácil perceber que de 100 anos pra cá, os relacionamentos humanos continuam em turbulência.

 

Os Banshees de Inisherin

The Banshees of Inisherin


Ano: 2022

Direção: Martin McDonagh

Roteiro: Martin McDonagh

Elenco: Brendan Gleeson, Colin Farrel, Barry Keoghan, Kerry Condon

Classificação: 16 anos

Duração: 114 min


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,0

 

Trailer do filme:




245 visualizações0 comentário
bottom of page