top of page

Em disco homônimo, banda paulista Der Baum busca o Rock e o Dance em passeios por influências 80’

A sonoridade do trio emula ao máximo a sonoridade 80’s

Foto: Divulgação

 


 

Der Baum, traduzindo para o português, significa A Árvore. Mas para o intuito desse texto, estamos falando de uma banda formada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Com 9 anos em atividade, a formação atual do grupo consiste em Fernanda Gamarano (guitarra e vocais), Ian Veiga (teclados e vocais) e César Neves (bateria e vocais). Contando com alguns EP’s e o álbum “Guarujá Nights” (2018), chegam agora ao homônimo e mais recente disco.


Característica forte do Der Baum é cantar tanto em português como em inglês. Ou então, juntar os dois idiomas numa mesma canção, a exemplo de ‘Far Away’. Pode soar estranho, porém é uma forma de dizer que a música abrange todas as línguas, tem um sentimento universal intocável. As letras tratam de sentimentos comum a todos: frustrações, paixões, dúvidas e descobertas.

 


 

A sonoridade do trio emula ao máximo a sonoridade 80’s. Segundo os próprios integrantes, esse novo disco então absorve ainda mais as influências da década. Logo, é comum ver vários gêneros entrelaçados como Pós-Punk, New Wave, Synthpop e Industrial. Para o ouvinte que passou por essa geração, fácil reconhecer influências que ajudaram a construir as 10 faixas do álbum.

‘Eu Não Quero Mais traz uma linha instrumental com herança do New Order. A divertida ‘Party’ com seus exercícios vocais e clima dançante remete a B-52’s. ‘Burning Trees’ e sua melodia bem próxima do The Cure também é um dos destaques do álbum.

 


 

‘Phoenix’ realça as guitarras em sua levada Dance-Rock. ‘We Are’ é bem raivosa, se inspira bastante no Pós-Punk que foi feito pós-2000. ‘Maybe’ aposta num caminho mais quieto, guitarras dedilhadas, vocais suaves e uma sutil eletrônica.


Um grupo com olhar para o futuro e para a tecnologia que não se esquece do passado e de suas influências. Que a árvore possa crescer mais e se espalhar em frutíferos ramos.

 

Der Baum


Lançamento: 23 de setembro de 2022

Gênero: Pós-Punk, New Wave, Synthpop

Ouça: 'Dreamers In The Night', 'Eu Não Quero Mais', 'Burning Trees'

Humor: Dançante, climático, Nostálgico


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,0

 

Veja o vídeo oficial de ‘Dreamers In The Night’:


 

Comments


bottom of page