Dessa você sabia? Jonny Greenwood disse que fingia tocar teclado quando se juntou ao Radiohead.
top of page

Dessa você sabia? Jonny Greenwood disse que fingia tocar teclado quando se juntou ao Radiohead.

Atualizado: 30 de ago. de 2022


Um dos astros do Radiohead, Jonny Greenwood revelou recentemente em uma entrevista que quando entrou para banda, ele desligava seus teclados durante os ensaios.


Em uma conversa com o Fresh Air NPR, Greenwood falou sobre sua ascensão de lendário guitarrista e tecladista a compositor premiado. Ontem (8 de fevereiro), ele foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original pelo elogiado e soberbo filme de Jane Campion, The Power of the Dog (Ataque dos Cães, Netflix).

"A banda de Thom Yorke tinha um tecladista – [com quem] eu acho que eles não se davam bem porque ele tocava seu teclado muito alto, e então, quando tive a oportunidade de tocar com eles, a primeira coisa que fiz foi certificar-me de que meu teclado estava desligado... Devo ter feito meses de ensaios com eles com os teclados totalmente desligados, e eles não sabiam disso", disse ele a Terry Gross, da NPR.

Greenwood também disse que o mais engraçado foi que o frontman do Radiohead não percebeu que ele não estava tocando nada no começo.


“Fizeram muito barulho, muito barulho. Era tudo guitarras e distorção - então eu fingia tocar por semanas a fio e Thom dizia: 'Não consigo ouvir o que você está fazendo, mas acho que você está adicionando uma textura muito interessante porque posso sentir quando você não está tocando'”, disse ele. “E eu estou pensando, 'Não, você não pode, porque eu realmente não estou tocando.' E eu ia para casa à noite e descobria como realmente tocar acordes e cautelosamente nos próximos meses, eu comecei a aumentar o som do teclado. E foi assim que comecei no Radiohead.”

Ele também falou sobre sua colaboração em trilhas sonoras de filmes, incluindo seu trabalho em Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson, The Power of the Dog, de Jane Campion, e Spencer, de Pablo Larrain .


“Minha reação quando Paul me perguntou foi de empolgação”, disse Greenwood sobre a primeira vez que Anderson o procurou, perguntando se ele faria a música de, There Will Be Blood (Sangue Negro) de 2007. “Eu pensei, 'Isso vai ser um pouco como estar em uma banda com alguém – exceto que eu estou em uma banda com Paul e as pessoas que estão fazendo este filme'".


Além da indicação ao Oscar, Greenwood recebeu uma indicação ao Oscar em 2018 por Trama Fantasma e uma indicação ao Globo de Ouro por O Poder do Cão.


Enquanto isso, ele também deve embarcar em uma turnê com o projeto paralelo do Radiohead, The Smile. Eles anunciaram uma série de shows no Reino Unido e na Europa no início deste mês.

 

Sobre Marcello Almeida

É editor e criador do Teoria Cultural.

Pai da Gabriela, Técnico em Radiologia, flamenguista, amante de filmes de terror. Adora bandas como: Radiohead, Teenage Fanclub e Jesus And Mary Chain. Nas horas vagas, gosta de divagar histórias sobre: música, cinema e literatura, e curtir as aventuras do cão Dylan. marce.almeidasilvaa@gmail.com



 


206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page