top of page

David Leland, colaborador de George Harrison, morre aos 82 anos

Leland morreu na véspera de Natal, cercado por sua família, a causa da morte não foi divulgada.

David Leland
Foto de Keith Hamshere/Getty Images


David Leland, escritor, diretor e ator que colaborou ao longo de cinco décadas com figuras como George Harrison, Paul McCartney e os Traveling Wilburys, faleceu aos 82 anos. De acordo com um comunicado divulgado por seus representantes, Leland morreu na véspera de Natal, cercado por sua família, sem mencionar a causa da morte.


Leland iniciou sua carreira como ator, recebendo treinamento na Escola Central de Fala e Drama, e posteriormente migrou para o gerenciamento e direção de palco no Crucible Theatre. Ele teve parcerias com artistas como Michael Palin e Terry Jones no início de suas trajetórias, além de colaborar com a então desconhecida Victoria Wood, que escreveu sua primeira peça, "Talent", para que ele a dirigisse.



Ele também proporcionou a Pierce Brosnan sua estreia nos palcos, dirigindo a estreia britânica de "The Red Devil Battery Sign", de Tennessee Williams.


Leland, que era um amigo próximo de George Harrison, colaborou com o ex-Beatle em várias ocasiões. Ele dirigiu vários vídeos para o Traveling Wilburys, incluindo 'Handle With Care' e o filme de 1988, 'Checking Out', no qual Harrison atuou como produtor. Seu portfólio em videoclipes também abrange trabalhos como 'I Won't Back Down' de Tom Petty (que contou com a participação de Harrison e Ringo Starr) e 'Brown Eyed Handsome Man' de Paul McCartney.


Além disso, ele assumiu a direção do documentário "Concert For George" (2003), uma produção que surgiu após o falecimento de Harrison. O filme registrou um concerto memorial realizado no Royal Albert Hall, contando com a participação dos membros remanescentes dos Beatles, Tom Petty e Eric Clapton. Pelo seu trabalho, Leland foi agraciado com um Grammy, e o DVD recebeu certificação de platina por oito vezes.



Ele também trabalhou extensivamente como roteirista de TV e cinema, com créditos em filmes incluindo Made In Britain (1982), Birth Of A Nation (1983), Mona Lisa (1986), Personal Services (1987) e Wish You Were Here ( 1987).



Em sua carreira como diretor, ele contribuiu com filmes posteriores notáveis, como The Big Man (1990), protagonizado por Liam Neeson, e Land Girls (1998), estrelado por Rachel Weisz, sendo que Leland também participou da coautoria deste último.


20 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page