top of page

'Cosmotron': Um maravilhoso disco do Skank que mistura bem o Clube da Esquina com o Indie Rock

'Cosmotron' é o sexto álbum de estúdio do Skank e o primeiro deles após terem lançado o maravilhoso 'MTV Ao Vivo: Skank' de 2001, que apresenta um conjunto artístico de influências.

REPRODUÇÃO/EQUIPE SKANK


Em 2003, tivemos diversos acontecimentos culturais marcantes. Lançamentos importantes como: 'Harry Potter e a Ordem da Fênix', o quinto livro da saga escrito por J.K. Rowling; o prêmio Nobel de Literatura para J. M. Coetzee; os filmes 'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei' e 'Matrix Reloaded'; e os álbuns 'Acústico MTV: Charlie Brown Jr.', da banda santista, 'Acústico MTV: Zeca Pagodinho', 'Admirável Chip Novo', da cantora baiana Pitty, e 'Cosmotron', do Skank.


'Cosmotron' é o sexto álbum de estúdio do Skank e o primeiro deles após terem lançado o maravilhoso 'MTV Ao Vivo: Skank' de 2001, que apresenta um conjunto artístico de influências que passam por Beatles, Clube da Esquina e o Pop/Rock Britânico da época, numa vibe bem puxada para o Indie Rock, algo que atribuiu um frescor de alta qualidade.



O disco tem 14 músicas que são verdadeiras viagens sonoras. “Nômade”, apresenta um som característico do início da carreira do conjunto, que é um Reggae bem dançante e eletrônico por ter nuances de música eletrônica que fazem lembrar da inesquecível “Balada do Amor Inabalável” que foi lançada em 2000 no trabalho 'Maquinarama'.


“Dois Rios”, que é uma bela parceria de Samuel Rosa com Nando Reis e Lô Borges, temos uma poesia sonora cheia de romantismo e um som belo e marcante na sua parte instrumental que é tão bonita quanto a de "Resposta", um dos ótimos hits do álbum 'Siderado' de 1998.

“Amores Imperfeitos”, possui um ar sentimental bem presente em um Indie Pop. “As Noites”, é um registro que possui uma atmosfera cósmica. “Supernova”, uma parceria ímpar e esplêndida de Samuel Rosa com Fausto Fawcett (conhecido por compor, ou ter participado de composições de clássicos nacionais como “Kátia Flávia, A Godiva do Irajá” e “Rio 40 Graus”). “Pegadas na Lua”, uma faixa cheia de nuances e simplicidades, “Vou Deixar” faz álbum ser aclamado por apresentar os elementos e as influências na sua mais alta intensidade.



'Cosmotron' é considerado com muito méritos e razões como um dos álbuns de música brasileira nos anos 2000 por vários motivos. Apresenta um conjunto que não cansa de reinventar, letras com ar poético, valorização das influências musicais, admiração de público e crítica nos mais diversos escalões, formar um som sempre universal e manter o respeito de ser desde álbuns passados como o elogiado 'O Samba Poconé' de ser uma das bandas de Rock mais importantes e queridas do Brasil.

 

Cosmotron

Skank


Lançamento: 2003

Gênero: MPB, Rock, Pop Rock

Ouça: "Dois Rios", "Amores Imperfeitos", "Vou Deixar"

Humor: Envolvente, Melódico, Conquistador


 

NOTA DO CRÍTICO: 10

 

Veja o videoclipe da música "Vou Deixar" no YouTube:


183 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page