top of page

Conheça 'As Crônicas de Gelo e Fogo', a fonte de 'Game of Thrones' e 'A Casa do Dragão'

"As Crônicas de Gelo e Fogo", é uma saga literária que necessita ser lida e apreciada por fãs e admiradores de "Game Of Thrones" e "A Casa do Dragão", obras que marcam a cultura Pop com a escrita impecável de George R. R. Martin

O escritor George R. R. Martin - Angela Weiss / AFP

Essa postagem tem o intuito de ser uma análise que serve bem como um guia de leitura e também de apresentação do universo de Game Of Thrones e A Casa do Dragão para quem gostar dessas séries ou querer se aprofundar mais nesse universo. O texto visa elencar a importância de conhecer, ler e divulgar os livros que são principais base desse grandioso, único e espetacular universo da cultura pop.


Em 6 de agosto de 1996, o escritor estadunidense George R. R. Martin publicava “A Guerra dos Tronos”. O primeiro livro de uma série de obras que passaria a ser uma saga intitulada “As Crônicas de Gelo e Fogo”, composta por esse livro que representa o volume 1 da saga, “A Fúria dos Reis” lançado em 1998, que representa o volume 2, “A Tormenta de Espadas” lançado em 2000, igualmente, representa o volume 3, ”O Festim dos Corvos” lançado em 2005 que representa o volume 4 e “A Dança dos Dragões” lançado em 2011, representando o volume 5.


Os livros “The Winds of Winter” e “A Dream of Spring” que representam respectivamente os volumes 6 e 7, ainda não foram lançados até o momento.


Os livros são desde seus respectivos lançamentos, um verdadeiro sucesso de vendas, o que faz ganhar o carinho e a admiração da cultura pop por sua riqueza literária, seus personagens carismáticos, suas casas e famílias, pela escrita ríspida e voraz de George R. R. Martin e sua influência, a ponto de a HBO exibir entre 2011 e 2019 a série Game Of Thrones, e em 2022 a mais nova sensação do momento, A Casa do Dragão.


Antes de publicar o primeiro livro dessa saga épica, George R. R. Martin já era um escritor de fantasia e de ficção cientifica bem conhecido, tanto que já escreveu roteiros para a televisão. “As Crônicas de Gelo e Fogo” fez ele ter um alcance mundial, a ponto de as obras ser um sucesso literário no mundo todo, mostrando sua sabedoria, suas visões de mundo e simpatia sem perder a humildade. Um escritor extremamente admirado e respeitado, seja pelo público ou pela crítica.


Isso mostra que esse universo merece ser olhado com atenção em especial aos livros, porque foi onde tudo começou. Nessas obras existem uma riqueza em relação aos personagens que vão muito além de meros elementos. Entre alguns, podemos destacar: Ayra Stark, Tyrion Lannister, Jon Snow e Daenerys Targaryen que são os principais, e muitos outros que englobam esse amplo universo. Uma das grandezas desta saga, se encontra na profundidade das condições humanas, por mais que sejam personagens fictícios, são de personalidades fortes e que são extremamente humanizados.


Além disso, a riqueza literária desse universo criado por Martin é tão grande e rica que se tornou influenciável, um exemplo disso, são as obras de J.R.R Tolkien (o criador de 'O Hobbit' e 'O Senhor dos Anéis'), até de elementos históricos reais como a Idade Média, com destacamento ao mostrar mesmo sendo de forma fictícia as mortes, guerras sangrentas, traições e paixões de forma impactante, emocionante, delirante e espetacular que, apesar de serem volumosas, ou seja, ter uma enorme quantidade de páginas, o leitor desfruta bem de grandes histórias para apresentar esse período histórico sem ter nada de pueril e sim da forma mais crua possível.


Apesar de cada livro ter sua história própria, ambos se conectam com a sua narrativa que traz entretenimento e reflexão na mesma medida, em nos apresentar um mundo que é amplo e repleto de fantasia de alta qualidade, fragmentos que nos levam a viajar entre as páginas, desfrutar de detalhes importantes entre as tramas, gostar de personagens que apesar de serem complexos são bem polidos e caricatos ... com uma narrativa própria que apesar de extensa, é bem feita, e de uma escrita que apresenta um escritor que almeja entre essas histórias de fantasia, mostrar um pouco de suas verdadeiras emoções e pensamentos de uma forma bem acolhedora, gratificante e clara.


Por isso, é recomendável que antes ou depois de assistir às séries “Game Of Thrones” e “A Casa do Dragão”, você não deixe de ler os livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”. A intenção desse guia é enfatizar o ponto referencial para incentivar a leitura e discussões a respeito do legado cultural que estas obras promovem entre os leitores e apreciadores da cultura Pop.


Uma boa leitura e se divirta!

 

269 visualizações0 comentário
bottom of page