top of page

Chas Newby, baixista dos Beatles, morre aos 81 anos

Newby substituiu o então baixista dos Beatles, Stuart Sutcliffe, em uma série de shows ao vivo em 1960.

Crédito: BPM Media


Morreu aos 81 anos Charles "Chas" Newby, que desempenhou o papel de baixista nos primeiros dias dos Beatles. A notícia sobre seu falecimento foi inicialmente divulgada pelo The Cavern Club Liverpool, local onde os Beatles ganharam reconhecimento, na terça-feira, e posteriormente confirmado por Roag Best, irmão do antigo baterista dos Beatles, Pete Best. A causa da morte ainda não foi divulgada publicamente.


O Cavern Club Liverpool lançou uma nota no Facebook: “É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento de Chas Newby. Chas tocou com os Beatles por algumas datas quando Stuart Sutcliffe ficou em Hamburgo e, posteriormente, tocou no The Quarrymen. Curiosamente, ele também foi o primeiro baixista canhoto dos Beatles. RIP Chas Newby pensamentos e votos de felicidades de todos no The Cavern Club.”



Roag Best escreveu: “Tanto Pete quanto eu e toda a família Best absolutamente devastados ao ouvir as notícias muito tristes em relação a um dos amigos mais próximos da família, Chas Newby, que faleceu ontem à noite. Muitos de vocês o conhecem por tocar baixo para os Beatles e The Quarrymen, mas para nós ele era Chas descontraído com um grande sorriso. Sentiremos muito a falta dele. Para sempre em nossos pensamentos. Deus te abençoe Chas”.


Em um breve período de apresentações ao vivo no final de 1960, durante a ausência temporária do baixista Stuart Sutcliffe, Newby teve a oportunidade de tocar baixo junto aos Beatles. Sutcliffe seguiu posteriormente para a banda, mas acabou abandonando o grupo em julho do ano seguinte. Vale destacar que Newby foi o primeiro baixista canhoto dos Beatles, sendo seguido nessa posição pelo guitarrista que posteriormente se tornou baixista, Paul McCartney.



Além disso, Newby também fez parte do The Quarrymen entre os anos de 2016 e 2022.

22 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page